Israel prolonga prazo para a evacuação da Faixa de Gaza

Os civis têm mais algumas horas para deixar o norte da Faixa de Gaza; ONU teme que o conflito se propague ao Líbano.

Israel prolongou até as 16 horas deste sábado (14 horas em Lisboa) o prazo para evacuação do norte da Faixa de Gaza.

Segundo fontes palestinas, teriam sido mortas em Gaza mais de 320 pessoas durante a noite. As mortes no território palestino ultrapassam já as 2.200; mais de 700 são crianças.

Na iminência da operação militar terrestre israelita no norte de Gaza, a ONU teme que o conflito se propague ao Líbano.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres,  diz que a morte do jornalista da Reuters no fogo cruzado entre Israel e o Hezbollah demonstra o “risco enorme” de tal cenário.

O jornalista da Reuters, Issam Abdallah, morreu na sexta-feira sob o efeito de um projétil supostamente disparado do lado israelita, mas não está totalmente claro.

O Hezbollah e as forças israelitas trocam tiros há vários dias. Segundo o exército israelita, durante a noite, foram atingidos vários alvos do Hezbollah como resposta a vários objetos voadores não identificados que se infiltraram no espaço aéreo israelita a partir do Líbano.

A ONU diz que antes mesmo da operação de evacuação começar já havia mais de 400 mil habitantes de Gaza deslocados internamente após uma campanha massiva de ataques aéreos. António Guterres classificou a situação humanitária na Faixa de Gaza como “um nível perigosamente baixo”.

Segundo a mídia israelita, soldados que fizeram incursões terrestres em Gaza, teriam encontrado corpos de israelitas desaparecidos desde o sábado passado, dia do ataque do Hamas em Israel.

Entretanto, Israel anunciou a morte de um dos principais responsáveis do Hamas. Em comunicado, o exército diz que foram atacadas as bases de comando do movimento palestino e anuncia a morte de Mourad Abou Mourad, que seria o chefe das operações aéreas em Gaza, responsável por uma grande parte da ofensiva do Hamas sobre Israel do último sábado.

Fonte: euronews.pt

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News