Uma das indumentárias mais importantes e de destaque na vestimenta do homem é a calça, seja ela social, jeans, brim, moletom, tradicional, esporte, esporte fino, de qualquer tecido, modelo, cor, marca ou grife. A calça masculina tem uma longa história como principal componente no vestuário do homem, com alguns capítulos engraçados, cômicos e nostálgicos, como é o caso das famosas calças pantalonas masculinas, que foram moda nos anos 70, fazendo dupla com o também famoso sapato plataforma, que competia com os tamancos femininos. A calça pantalona masculina foi a sucessora da também famosíssima calça boca-de-sino, do final dos anos 60; esses modelos desbancaram o curto sucesso das calças cigarretes, bem slim, apertadinhas no corpo.
Também tiveram sucesso mundial as famosas calças Lee, Levis Strauss e USTOP, por causa do glamour do country americano, da febre dos carrões, do rock and roll, da explosão de novos estilos e conceitos de vida, da geração Cola-Cola, do biquíni cavadão, das garotas de minissaias, dos movimentos tropicália e jovem-guarda e do sucesso da MPB (Música Popular Brasileira), com grandes artistas como Roberto Carlos, Jerry Adriane, Tim Maia, Paulo Sérgio, Renato e seus Blue Caps, Chico Buarque, Rita Lee, Elis Regina, Milton Nascimento e muitos outros cantores e bandas famosas e inesquecíveis. As calças Lee, Levis Strauss e USTOP eram as indumentárias masculinas de grande sucesso naquele momento da efervescência da juventude brasileira e mundial, hoje os sessentões e setentões nostálgicos e saudosistas, que acreditam que os anos 50, 60 e 70 foram os anos dourados da história da humanidade.
Falando em calças, tanto masculinas quanto femininas, não se pode esquecer do insubstituível jeans, considerado “o templo da moda”. E de onde vem essa peça-conceito tão glamourosa do universo do vestuário? A calça jeans que conhecemos hoje, feita de denim tingido de azul índigo e adornada com bolsos, rebites, botões dourados, zíperes, costuras com linhas grossas, amarela ou branca, surgiu em 1853. A ideia foi patenteada nos Estados Unidos, pelo alfaiate Jacob Davis e Levi-Straus, dono de uma fábrica de tecidos em São Francisco. Mas a história dela começou um pouco antes, no século XVI. O termo vem, na verdade, da República de Gênova. Lá, era fabricado um tecido de algodão já essencial para a classe trabalhadora e exportado por toda a Europa. Os franceses criaram os termos “genoese” e “genes”, para se referir às calças usadas pelos marinheiros da região.
Voltando à história da calça masculina, ela é a peça da vestimenta dos homens mais antiga encontrada; é do oeste da China e tem 3.400 anos. Quando surgiu, os homens (do campo) eram nômades e o transporte mais comum era o cavalo. Acredita-se que ela tenha sido inventada por facilitar a cavalgada e proteger melhor do frio, já que na época eram feitas de lã.
Hoje as calças masculinas têm os seguintes tipos e caimentos:
- Calças folgadas: cargo, moletom e opções soltas de jeans e esportiva.
- Calças justas: slim, skinny, a maioria dos modelos são em sarja e no estilo mais social, que não deve ficar apertada.
- Meio-termo: calça reta e jogger, que é folgada em cima e justa embaixo.
E as calças rasgadas? Quando surgiu essa moda?
Uma dessas peças é o jeans destroyed, que, como peça de moda, começou a aparecer com mais força na década de 70. O visual com puídos, bem gasto e “destruído” era símbolo de rebeldia e da juventude da época. O que antes era motivo de vergonha (uma roupa rasgada) passou a ser sinônimo de orgulho. O conceito de calças finas, bem passadas, de cores e requinte aos poucos foi dando lugar às calças (e bermudas) jeans rasgadas (principalmente as femininas). Hoje, desfilar bem maltrapilho nas ruas, shoppings, festas e baladas é top. As calças bem apertadinhas nas pernas também são moda do momento no meio da galera masculina que curte andar na moda. Desde meados da segunda década do século XXI, as calças masculinas justas, estilo Zezé Di Camargo – embora muitos achem tremendamente horríveis e desconfortáveis – ganharam o gosto de homens e mulheres.
Fotos: Flávio Clark