Na tarde de terça-feira, 10 de outubro, o deputado estadual Eduardo Mantoan, do PSDB, esteve na Assembleia Legislativa do Tocantins para participar da reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio, da qual ele é o vice-presidente. Durante o encontro, vários tópicos foram abordados, sendo o Código Florestal do Estado um dos assuntos em destaque.
Mantoan enfatizou a estagnação do Código Florestal nos últimos dez anos e a necessidade de buscar soluções para as questões ambientais de forma a não penalizar, repentinamente, os produtores rurais. Ele expressou sua preocupação de que a falta de segurança jurídica possa afetar, negativamente, a geração de empregos e renda, prejudicando o desenvolvimento.
Paulo Carneiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, discutiu a possibilidade de a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil prestar consultoria para a elaboração do Código. Ele destacou a importância de uma frente parlamentar em defesa do setor agrícola e a disponibilidade da CNA para colaborar de maneira transparente e dentro da legalidade.
A reunião também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, e da presidente eleita da Aprosoja Tocantins para o período de 2024 a 2026, Caroline Schneider, bem como de produtores rurais, técnicos do Sistema Faet/Senar e outros parlamentares que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio.
Foto: Mirdad