O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), acompanhou, nessa terça-feira, 10, a assinatura da ordem de serviço, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), para a estruturação do Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, onde é realizada, anualmente, a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).
Segundo o governo, o investimento de R$23.057.019,45 é oriundo do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) do estado do Tocantins e vai contemplar a pavimentação do parque em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento e banheiros, entre outros.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou a importância da obra para a Agrotins, uma das maiores feiras do Brasil. O parlamentar aproveitou o momento para solicitar do governo estado uma atenção ainda maior contra as invasões de terra e regularização do Código Florestal no Tocantins, para permitir uma ocupação legal de áreas por produtores rurais.
Amélio Cayres citou o Bico do Papagaio, onde é obrigatória a preservação ambiental de 80 por cento das propriedades, inviabilizando a produção. Citou também a insegurança jurídica causada pela decisão do governo federal de impedir a produção agropecuária num trecho de 100 km ao lado das BRs, o que anulou mais de 100 mil títulos de propriedade. Em sua opinião, a emissão de títulos nessa área deve voltar a ser feita pelo estado.
“Precisamos repensar a estrutura da Agrotins, que é muito grande e cara”, disse o governador Wanderlei Barbosa, garantindo que vai fazer investimentos na área, para permitir a alternância de eventos. O chefe do Executivo revelou o desejo de fazer uma grande festa, envolvendo os pequenos e médios produtores nas grandes cidades do estado, para melhor aproveitamento dos espaços, nas diversas regiões administrativas.
Foto: Aldemar Ribeiro