Depois de demitir o técnico Bruno Lage e acumular quatro partidas seguidas sem vitória, o líder Botafogo conseguiu um excelente triunfo ao vencer o Fluminense por 0 x 2 no Maracanã com 45,1 mil pessoas na tarde deste domingo, 8 de outubro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado o Fogão foi a 55 pontos e, combinado com as derrotas Grêmio e Palmeiras e o empate do Bragantino, ampliou a vantagem na liderança para 9 pontos. O Fluminense é sétimo com 41 pontos.
O jogo começou com o Botafogo com tudo e, antes de completar um minuto, Fábio precisou fazer um milagre em excelente cabeceio de Eduardo. No rebote, a bola vai para fora. Os times trocaram algumas chegadas até que aos 20 minutos Tchê Tchê acertou belo passe para Júnior Santos em profundidade, o atacante dribla Fábio e marca: 0 x 1. Dois minutos depois, Júnior Santos é quem descola um lindo passe para Tiquinho Soares (foto destaque) que recebe na frente para o goleiro e tocar por cobertura, com muita categoria: 0 x 2, para a festa da minoria presente no Maracanã.
O Fluminense cresceu e foi para o ataque, mas tinha dificuldade em criar chances claras. A melhor delas aconteceu aos 47 minutos, em lindo chute de John Kennedy na trave. No segundo tempo, o Fluminense atacou mais, porém as melhores chances foram do Botafogo, que acertou a trave aos 13 minutos. Luiz Henrique ainda teve uma oportunidade cara a cara muito bem defendida por Fábio.
Ao longo do jogo, o Fluminense teve muito mais posse de bola (67% x 33%), superioridade nas finalizações (19 x 12) e houve empate nas conclusões certas (5 x 5).
No final, festa botafoguense no reencontro com a vitória.
Com apoio da torcida, Inter vence Gre-Nal
Mesmo após a enorme frustração com a eliminação da Copa da Libertadores no meio da semana, o Internacional contou com o apoio da grande maioria dos 39,1 mil presentes no Beira-Rio, em Porto Alegre, e venceu o clássico Gre-Nal por 3 x 2. Com o resultado, o Colorado chegou a 32 pontos, na 12ª posição. Já o Grêmio é terceiro com 44 pontos.
O Inter jogou melhor todo o clássico e só não construiu um resultado com vantagem maior porque desperdiçou algumas oportunidades claras e teve uma tarde muito ruim do seu goleiro, Sérgio Rochet, que falhou nos dois gols.
Ao longo do jogo, o Colorado teve menos posse de bola (45% x 55%), porém foi muito superior nas finalizações (16 x 8) e nas conclusões certas (7 x 2).
O Inter começou a partida atacando muito e, com 1 minuto, Valencia foi derrubado pelo goleiro Grando. A arbitragem de campo não assinalou nada, mas o VAR chamou para a marcação do pênalti, no entanto foi constatado impedimento do atacante, o que acabou salvando o Grêmio.
Aos 6 minutos não teve jeito. O Inter troca passes por 1 minuto e 18 segundos, envolvendo completamente a defesa gremista até que Valencia, cara a cara, chuta, Grando defende, e bola volta para o equatoriano tocar para a rede: 1 x 0.
O Inter seguiu dominando o jogo por completo e, aos 25 minutos, quase Maurício ampliou o placar após belíssimo lençol no adversário e chute com pé direito, que explodiu em Kannemann. Aos 44 minutos, Aránguiz acerta grande lançamento para Valencia, que ganha na velocidade de Kannemann, ajeita, mas atira para fora, perdendo uma chance preciosa de ampliar o placar.
No segundo tempo, logo aos 4 minutos, Renê rouba a bola, passa para Wanderson que avança em velocidade, dribla Villasanti, da entrada da área, chuta com precisão no canto direito: 2 x 0. Pouco depois, Aránguiz exigiu uma boa defesa de Grando.
Aos 22 minutos, a zaga do Inter afasta mal, João Pedro pega o rebote da entrada da área, chuta e marca, ao contar com uma falha grotesca de Rochet. Três minutos depois, faz uma estupenda jogada de velocidade e Maurício assiste Alan Patrick que não perdoa: 3 x 1.
Aos 31 minutos, Luis Suárez descontou para o Grêmio em uma boa batida de falta. Ele contou com uma falha na barreira que abriu e também com mais uma erro de Rochet, que não foi bem na bola. O jogo ficou tenso e o Grêmio até teve a posse de bola para buscar o empate no final, enquanto o Inter promoveu mudanças defensivas para garantir o resultado.
No entanto, as chegadas do Grêmio não resultaram em chances de gol e o jogo terminou 3 x 2.
Santos vira e emenda terceira vitória seguida
Na luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Santos conseguiu uma importante virada e venceu o Palmeiras por 1 x 2 na Arena Barueri, diante de 17 mil pessoas (todas palmeirenses, pois clássico em São Paulo é só com torcida única). É o terceiro triunfo consecutivo do Peixe.
O Palmeiras foi melhor no primeiro tempo, abriu o placar com Zé Rafael desviando de cabeça falta cobrada na área por Gabriel Menino: 1 x 0 aos 43 minutos. No entanto, o Santos empatou nos acréscimos da primeira etapa, com Tomás Rincón de cabeça, aproveitando jogada em escanteio.
Na segunda etapa, o Santos melhorou, com mais chegadas e foi recompensado com o gol da virada aos 25 minutos com Marcos Leonardo. O centroavante iniciou a jogada, passou para Maxi Silveira, e recebeu de volta dentro da área para chutar com precisão: 1 x 2.
Ao longo do jogo a posse de bola ficou com o Palmeiras (70% x 30%). O Verdão também teve muito mais finalizações (25 x 12), mas o Santos terminou com superioridade nas conclusões certas (6 x 10).
O Santos agora é 14º com 30 pontos, enquanto o Palmeiras está na quarta colocação com 44 pontos.
Coxa, Fortaleza e empate
O domingo ainda teve Atlético Mineiro 1 x 2 Coritiba, na primeira derrota do Galo no seu novo estádio, a Arena MRV, que recebeu 38,3 mil pessoas. Todos os gols foram marcados no segundo tempo: Hulk abriu o placar aos 14 minutos de cabeça, Matheus Bianqui empatou em belo chute de fora da área 19 minutos e o argelino Islam Slimani virou a partida aos 46 minutos, também de cabeça, aproveitando uma jogada extraordinária de Jamerson, que superou quatro adversários a dribles e fez cruzamento perfeito. O Coxa deixou a lanterna e agora é penúltimo com 20 pontos. O Galo está em nono com 40 pontos.
Na Arena Castelão com 23,8 mil pessoas, o Fortaleza fez 3 x 2 de virada no América, agora novo lanterna da competição com 18 pontos. Mastriani fez os dois gols do Coelho, aos 18 e 23 minutos do primeiro tempo, mas Lucero descontou aos 31 e, na segunda etapa, Machuca marcou aos 11 minutos e Bruno Pacheco garantiu a vitória aos 23 minutos. O Fortaleza subiu para sexta colocação com 42 pontos.
Na Ligga Arena, em Curitiba, Athletico Paranaense e Bragantino empataram pelo placar de 1 x 1 diante de 15,4 mil pessoas. Os dois gols foram marcados no primeiro tempo: Eric Rodrigues abriu o placar para o time da Red Bull aos 34 minutos e Pablo empatou aos 40 minutos. Na segunda etapa, o Furacão buscou mais o jogo, acertou a trave, mas não chegou ao segundo gol.
A partida entre Cuiabá x Cruzeiro, na Arena Pantanal, será disputada no próximo sábado, 14 de outubro, às 21 horas. Será o único jogo do campeonato no fim de semana, pois o certame vai parar por causa da Data Fifa.
Confira os melhores momentos das partidas deste domingo abaixo:
Fluminense 0 x 2 Botafogo
Palmeiras 1 x 2 Santos
Internacional 3 x 2 Grêmio
Athletico Paranaense 1 x 1 Bragantino
Fortaleza 3 x 2 América
Confira a classificação completa:
Fotos: Vitor Silva/Botafogo, Ricardo Duarte/Inter, Raul Baretta, Mateus Lotif/Fortaleza e Gabriel Thá/Coritiba
Imagem: Brasileirão oficial