Em uma das cinco partidas com maior número de gols da história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos (iniciada em 2003), o Bahia venceu o Goiás por 4 x 6, diante de nove mil pessoas no Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, nesse sábado, 7 de outubro. Como o confronto era um duelo direto na luta contra o descenso, o resultado épico tirou o Bahia da zona de rebaixamento. O Tricolor Baiano agora é o 15ª, com 28 pontos. Já o Esmeraldino, que voltou a ingressar na zona maldita, é 18º com 28 pontos.
Os números do jogo mostram que, diferente de outras ocasiões, o Bahia contou com enorme contundência nos seus ataques. Ao longo da partida, o Goiás teve mais posse de bola (63% x 37%), finalizações (22 x 13), mas menos conclusões certas (6 x 9).
O Goiás começou melhor, pressionando; teve algumas chegadas, mas aos 15 minutos o Bahia constrói uma jogada pela direita, Gilberto cruza, Ademir deixa passar e Everaldo completa com o gol vazio: 0 x 1. Aos 18 minutos, golaço espetacular de Gilberto. Ele percebe Tadeu adiantado e cobra falta do meio do campo: 0 x 2. Aos 27 minutos, João Magno faz boa jogada dentro da área e passa para Guilherme descontar: 1 x 2. Aos 37, Cauly faz excelente jogada individual, invade a área e passa para Everaldo: 1 x 3.
O Esmeraldino, porém, não se entregou e, mesmo com vaias da torcida contra o próprio time (incluindo o goleiro Tadeu, ídolo da equipe), foi para o ataque, conseguindo um pênalti aos 44 minutos. Rezende errou a bola ao tentar afastar e acertou Bruno Melo em cheio. Guilherme atirou e guardou: 2 x 3. Aos 49 minutos, Anderson é acionado pela direita e cruza para Mateus Babi, de cabeça, empatar a partida: 3 x 3, placar final do primeiro tempo eletrizante e cheio de alternativas.
Na segunda etapa, a equipe da casa começou melhor e, logo aos cinco minutos, Hugo fez grande jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para João Magno marcar com o gol vazio: 4 x 3. Não deu nem para os goianos festejarem a vantagem. Três minutos depois, Rafael Ratão faz boa jogada pela esquerda, tenta passe para o meio, a zaga do Goiás se atrapalha e Everaldo chuta para o fundo do gol: 4 x 4, terceiro gol de Everaldo (foto destaque) no jogo (primeiro a marcar uma tripleta). Aos 11 minutos foi a vez de Everaldo fazer boa jogada pela esquerda e servir Rafael Ratão, que não desperdiça: 4 x 5.
Aos 19 minutos, quase que o Goiás empata em belo chute da intermediária, perto do meio campo, mas a bola, apesar de passar muito perto, não entra na meta de Marcos Felipe. Aos 43 minutos, Oyama por pouco não empatou – o seu chute foi bloqueado por Matheus Bahia. No entanto, aos 50 minutos, o Bahia acerta um bom contra-ataque: Thaciano é lançado na direita e passa para Biel atirar com perfeição: 4 x 6, placar final.
Confira os melhores momentos de Goiás 4 x 6 Bahia:
Empate na Neo Química Arena
No jogo que reuniu as duas maiores torcidas do país, Corinthians e Flamengo empataram pelo placar de 1 x 1 na noite de sábado na Neo Química Arena, lotada por 40,8 mil pessoas. A partida foi equilibrada, mas o Flamengo teve mais domínio técnico e oportunidades reais de gol. Além de uma bola que beliscou a trave, o Rubro-negro carioca ainda obrigou o goleiro Cássio a praticar seis defesas, pelo menos duas delas bem difíceis.
O Corinthians, por sua vez, mostrou muita garra quando ficou em desvantagem e pressionou em busca do empate, até conseguir a igualdade. Os dois gols da partida foram marcados no segundo tempo: Gerson, aos nove minutos, em chute espetacular de fora da área, abriu o placar para o Flamengo e Fábio Santos, convertendo pênalti bem marcado após corte de Léo Pereira com a mão em bombardeio na área, empatou aos 34 minutos.
O Flamengo terminou o jogo com mais posse de bola (42% x 58%), finalizações (14 x 20) e conclusões certas (5 x 7).
Com o resultado, o Corinthians foi a 31 pontos, na 12ª colocação. Já o Flamengo perdeu a oportunidade de voltar ao G4 – é o quinto com 44 pontos.
Confira os melhores momentos de Corinthians 1 x Flamengo:
Pênalti perdido e bola na trave em empate em São Januário
Um 0 x 0 bem movimentado para 20,7 mil pessoas em São Januário, no Rio de Janeiro. Assim foi Vasco da Gama e São Paulo. O primeiro tempo foi dominado pelo Tricolor Paulista. O time teve um pênalti batido por Wellington Rato, defendido pelo goleiro vascaíno Léo Jardim aos 46 minutos, e ainda teve uma chance clara com Lucas, também defendida magistralmente pelo guarda-meta cruzmaltino. No segundo tempo, o domínio foi do Vasco, que acertou a trave logo aos seis minutos com Gabriel Pec e, no rebote, Praxedes perdeu o gol.
Ao longo do jogo, o São Paulo teve mais posse de bola (38% x 62%); houve equilíbrio nas finalizações (11 x 12) e vantagem dos visitantes nas conclusões certas (2 x 4).
Confira os melhores momentos de Vasco 0 x 0 São Paulo:
Clássicos gaúcho, paulista e carioca neste domingo
No domingo, o destaque serão os clássicos. Às 16 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Gre-Nal, com o Internacional recebendo o Grêmio após a duríssima eliminação na Libertadores no meio de semana. No Tocantins, a partida só poderá ser vista no Premiere. No mesmo horário, com transmissão da Globo (TV Anhanguera), tem Palmeiras e Santos. O Verdão é mais um time que tenta se reabilitar da eliminação na Libertadores no meio de semana. O jogo vai acontecer na Arena Barueri, pois a casa do Verdão, o Allianz Parque, tem shows agendados. Ainda às 16 horas, em outra partida que só poderá ser vista no Premiere no Tocantins, Fluminense e Botafogo disputam os três pontos no Maracanã. O Tricolor carioca vem animado após a classificação heroica para a final da Libertadores no meio da semana.
O domingo ainda terá outras três partidas, todas às 18h30. Com transmissão do Sportv, o Atlético Mineiro recebe o lanterna Coritiba na Arena MRV, em Belo Horizonte. Até agora, o Atlético Mineiro ganhou os três jogos disputados no seu novo estádio e todos os gols dessas partidas foram marcados por apenas um jogador: o atacante Paulinho. No Castelão, o Fortaleza, em festa pela classificação para a final da Copa Sul-Americana, recebe o América. A partida será transmitida pelo Premiere. Em Curitiba, na Ligga Arena, o Athletico Paranaense enfrenta o vice-líder Bragantino, em jogo que terá transmissão, pela televisão, do canal TNT.
Fotos: Bahia/Divulgação