Em audiência pública, senador Eduardo Gomes defende políticas públicas para o turismo

Em 2022, o Brasil recebeu 3,6 milhões de turistas estrangeiros, aproximadamente metade da quantidade recebida pela República Dominicana (7 milhões) e dez vezes menos que o México (38 milhões).

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e outros convidados, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, celebrou o Dia Mundial do Turismo em audiência pública nessa terça-feira, 3 de outubro. Na ocasião, o senador tocantinense Eduardo Gomes (PL/TO) posicionou-se sobre o tema, ao questionar a posição modesta do Brasil na classificação mundial de destinos turísticos.

“Inexplicável. Não consigo entender uma política de compensação ambiental no Brasil que não vincule diretamente financiamento ao turismo”. Segundo o parlamentar, a falta de políticas públicas consistentes que estimulem a entrada de visitantes revela a pequena participação do país como destino internacional, se comparado com outros locais da América do Sul.

Os debatedores concordaram quanto à persistência de obstáculos ao pleno aproveitamento dos atrativos do país e destacaram a necessidade de investimentos públicos e privados de modo a aumentar a participação do Brasil no mercado turístico internacional. A realização da audiência atendeu a requerimento do senador Marcelo Castro (MDB/PI), que presidiu a reunião.

O Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro de cada ano, foi instituído em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), sendo uma data de relevância internacional, que busca promover a conscientização sobre a importância do turismo sustentável e seu impacto positivo na economia, na cultura e no desenvolvimento das nações.

Dados

Segundo Castro, dados que demonstram a pequena participação do país como destino internacional: “em 2022, o Brasil recebeu 3,6 milhões de turistas estrangeiros, aproximadamente metade da quantidade recebida pela República Dominicana (7 milhões) e dez vezes menos que o México (38 milhões)”.

Com informações da Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News