Depois da Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2026, marcada para três países – Estados Unidos, Canadá e México – , anúncio conjunto da Fifa e da Conmebol na manhã desta quarta-feira, 4 de outubro, confirmou uma fórmula completamente diferente para 2030.
O torneio, que já passa a ter, a partir da próxima edição, 48 seleções e não mais 32 como ocorre desde 1998, será realizado na Espanha, em Portugal e no Marrocos, todos países vizinhos (Espanha e Marrocos são separados pelo Estreito de Gibraltar), mas com três jogos iniciais sendo realizados na América do Sul.
A abertura do mundial será no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O local foi escolhido dentro das comemorações dos 100 anos do torneio, tendo em vista que a primeira Copa do Mundo ocorreu lá em 1930. Argentina e Paraguai também receberão um jogo da competição. “Com isso, a Copa do Mundo está se tornando cada vez mais global, pois será disputada em nada menos que seis países e em três continentes”, destaca o texto informativo da Conmebol.
Com essa decisão, os seis países envolvidos já estão automaticamente classificados para a competição. A solução da Fifa soou como uma espécie de prêmio de consolação para a Conmebol, que pretendia fazer a Copa na América do Sul. Contudo, sem os votos suficientes para vencer Europa e África unidas, foi melhor fechar esse acordo com a Fifa.
Assim como em 2026, a Copa do Mundo de 2030 terá 104 jogos.
Foto: Fifa/Divulgação