Com Eduardo Siqueira Campos, sessão solene em celebração aos 35 anos do Tocantins é marcada por emoção e gratidão

Sessão foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 2, em Brasília, e reuniu políticos, familiares do criador do Tocantins, Siqueira Campos, amigos e servidores da Casa.

A sessão solene do Congresso Nacional, nessa segunda-feira, 2 de outubro, em celebração aos 35 anos de criação do Tocantins no Plenário do Senado Federal foi marcada por muita emoção e gratidão, especialmente no discurso feito na tribuna por Eduardo Siqueira Campos, dirigido ao povo tocantinense e seus líderes políticos – pela homenagem a José Wilson Siqueira Campos – e aos que muito contribuíram para a criação do estado até a promulgação da Constituição de 1988.

Uma das autoras do requerimento para a homenagem, a senadora professora Dorinha Seabra (União/TO), presidiu a sessão e relembrou os tempos em que o norte de Goiás não era considerado prioridade nem estadual, nem federal, o que mudou com a criação do Tocantins. Ainda de acordo com Dorinha, o Tocantins tem compromisso com os povos originários e o desenvolvimento sustentável. A senadora lembrou o papel de vanguarda do estado na negociação de títulos verdes, como créditos de carbono.

“Só nós tocantinenses sabemos como era difícil a vida no norte goiano, quando tudo era Goiás. Mas agora podemos dizer, passados 35 anos, que a experiência de criação, no que tange ao desenvolvimento, é um caso de sucesso. Nossa vocação agroindustrial deu bons frutos, somos referência na exportação de soja e carne bovina. Também exportamos e produzimos alho, arroz, abacaxi. Temos um setor mineral forte e bastante promissor. No meio urbano, contamos com uma vibrante construção civil, que impulsiona os setores da energia elétrica e de tratamento de água”, disse a senadora.

Na ocasião, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO), afirmou que uma de suas prioridades é a conclusão da Hidrovia Tocantins-Araguaia. De acordo com ele, a obra “significará um aporte transformador à infraestrutura exportadora do Tocantins para mercados norte-americanos e europeus”.

“Eu tenho uma vida de participação na construção do estado. Fico muito feliz em dizer que sou um dos sobreviventes desse trabalho ao longo de 35 anos e que quero sobreviver aos próximos 35 anos, levando o Tocantins a indicadores cada vez melhores. Hoje, estamos aqui lembrando da forma como crescemos, mas pensando que a população continua a crescer, sendo que educação, saúde, infraestrutura e geração de renda crescerão juntas. Temos uma grande história e, por isso mesmo, temos que honrar essa história com muito trabalho”, enfatizou o governador.

O homenageado, ex-senador, ex-deputado federal e criador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, morto em julho deste ano, aos 94 anos, que por mais de cinco décadas lutou pela criação do estado e o governou por quatro mandatos, foi lembrado com carinho e respeito pelo senador Eduardo Gomes (PL/TO): “tem o reconhecimento dos tocantinenses”. Além disso, Gomes ressaltou a presença do ex-senador, ex-deputado federal, ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e o legado que seu pai deixou ao Tocantins.

“Tive três mandatos de deputado federal tentando entender como Siqueira Campos conseguiu fazer com que fosse aprovada a criação do Tocantins (…). Todos sabem que o Tocantins é ótimo para o tocantinense e excelente para Goiás. Dividiram para somar, e assim isso pode acontecer com outros estados. Então, até hoje eu não consigo entender a saga, a luta, o sacrifício, o volume de compromisso que foi feito para conseguir a aprovação na Constituinte”, enfatizou Gomes.

Na sequência, o deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos/TO), um dos parlamentares que assinou o requerimento em apoio à sessão solene, disse: “não é fácil. O governador Wanderlei disse da vinda das caravanas, sobre o estado do Tocantins, ao Congresso Nacional, ainda nos tempos de Senadores de Goiás, eram os Senadores que nós conhecíamos, deputados federais de Goiás. Eram 18 deputados. Nós conhecíamos dois deles. Um insistentemente falava da criação do estado do Tocantins, o deputado federal Siqueira Campos. O Eduardo Siqueira Campos, que está aqui, era uma espécie de coordenador da caravana do sonho e da esperança. Vínhamos todos nós de ônibus de Araguaína. Eu convivi com isso tudo, dividi muita marmitex com muitos que estão aqui”, finalizou.

Emocionado, o filho de Siqueira Campos, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, também relembrou o trabalho do seu pai para que o Tocantins se tornasse realidade. Ele chamou a atenção para os desafios sociais que o estado ainda enfrenta e disse que os problemas poderão ser superados com esforços conjuntos nas três esferas federativas.

“Nós do Tocantins estávamos convictos de que Siqueira Campos estaria aqui. Ainda não consigo imaginar a ausência dele num momento como esse. Ele se sentia tão feliz. Imaginava ver tantas coisas. Não tive pai para parque de diversão, mas o instrumento de libertação que meu pai me apresentou primeiro, aos três anos de idade, foi um caminhão. Aqui está, meu pai, o seu filho, que ocupou essa tribuna por oito anos. Mas por essa veia corre o rio Tocantins, o rio Araguaia e neste coração pulsa Palmas, a nossa capital, que nos enche de orgulho”, enfatizou emocionado.

Fotos: Rone Souza

Confira o vídeo do discurso de Eduardo Siqueira Campos

 

Assista à sessão solene

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News