A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta segunda-feira que os seus especialistas recomendaram uma segunda vacina contra a malária para crianças, a R21/Matrix-M, desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido.
A vacina R21/Matrix-M foi fabricada pelo Serum Institute of India e já foi aprovada para uso no Burkina Faso, no Gana e na Nigéria.
“Como investigador da malária, costumava sonhar com o dia em que teríamos uma vacina segura e eficaz contra a malária. Agora temos duas”, afirmou o líder da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Em 2021, a vacina RTS,S, produzida pela gigante farmacêutica britânica GSK, tornou-se a primeira recomendada pela OMS para prevenir a malária em crianças em áreas com transmissão moderada a elevada da malária.
O diretor regional da OMS para África, Dr. Matshidiso Moeti, disse que a nova vacina tem um grande potencial para o continente, ajudando a colmatar a enorme lacuna entre a procura e a oferta.
“Fornecidas em grande escala e amplamente implementadas, as duas vacinas podem ajudar a reforçar os esforços de prevenção e controlo da malária e salvar centenas de milhares de vidas jovens em África desta doença mortal”, frisou.
Fonte: dn.pt