No mês de outubro, quando é celebrado o dia do idoso, as forças de segurança do Tocantins atuarão de forma conjunta na Operação Virtude, que tem início nesta segunda-feira, 2, com o objetivo de combater diversas formas de violências praticadas contra pessoas idosas. A operação segue até o dia 31 de outubro em todo o estado.
De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, houve um aumento de 38% nos casos de violência contra pessoas idosas no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse sentido, a Operação Virtude, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) em território estadual, surge como uma forma de intensificar as ações de enfrentamento da violência contra idosos.
O delegado da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento a Vulneráveis (DAV) de Palmas, Ricardo Real, destaca a importância da operação. “Todas as formas de violência contra o idoso são também uma violação aos direitos humanos, e, portanto, devem ser denunciadas e receber total atenção do poder público. Dessa forma, a Operação Virtude é de extrema relevância para a proteção aos idosos vítimas de violência e também para potencializar as ações já realizadas pela Polícia Civil nesse sentido”, completou.
Entre as ações previstas para ocorrerem durante a Operação Virtude estão: apurar denúncias de crimes de violência contra pessoas idosas; instaurar/concluir inquéritos policiais; fazer levantamento de mandados de prisão em aberto e/ou alvos para que sejam cumpridos; e realizar ações educativas e palestras, entre outras.
A Operação Virtude conta com a atuação da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO), do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Tocantins e de instituições municipais; ocorre, inicialmente, nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Dianópolis, Pedro Afonso e Wanderlândia.
Foto: Divulgação