Vitórias de São Paulo, Atlético, Flamengo e Cuiabá pelo Brasileirão; veja gols

Times aproveitam enfrentamentos contra reservas para faturar os três pontos; saiba onde assistir as partidas deste domingo.

São Paulo, Atlético Mineiro e Cuiabá aproveitaram a escalação de reservas pelos seus adversários e conquistaram importantes vitórias pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além deles, o Flamengo também venceu, em partida com muitas reclamações de arbitragem por parte do Bahia.

No Morumbi, com o apoio de todos os 56,7 mil presentes, o São Paulo derrotou o Corinthians de virada por 2 x 1, no clássico Majestoso desse sábado, 30 de setembro. O Tricolor Paulista, que já havia eliminado o rival na Copa do Brasil conquistada na semana passada (https://redejovemnews.com.br/2023/09/24/soberano-sao-paulo-supera-flamengo-e-e-campeao-da-copa-do-brasil-veja-melhores-momentos/), aproveitou o fato de o Timão começar a partida com uma equipe quase toda reserva (o Corinthians poupou os titulares para a semifinal da Copa Sul-Americana) e dominou o jogo completamente, com mais posse de bola (54% x 46%), ampla superioridade nas finalizações (22 x 6) e nas conclusões certas (6 x 2).

O jogo, porém, não foi fácil. Logo aos três minutos, Ángel Romero recebe, atira de fora da área e marca: 0 x 1. Porém, a partir disso, o São Paulo abafou, buscou finalizações, teve muitas faltas próximas da área, até que, aos 40 minutos, Calleri aproveitou um bate e rebate e empatou o jogo.

O São Paulo seguiu na frente, teve duas boas chegadas, uma delas bloqueada pela defesa, até que consegue um bom ataque pela direita, Nestor faz um corta luz e Calleri (foto principal) completa para a virada: 2 x 1, dois gols do centroavante argentino. No segundo tempo, o São Paulo seguiu melhor, atacou muito e exigiu pelo menos três grandes defesas de Cássio.

O São Paulo é o 10º, com 34 pontos, e o Corinthians é o 12º, com 32 pontos.

Com polêmicas de arbitragem, Flamengo ganha no primeiro jogo sem Sampaoli
Na primeira partida sem o técnico Jorge Sampaoli, demitido na quinta-feira, o Flamengo venceu o Bahia por 1 x 0 no Maracanã, diante de 46,4 mil pessoas nesse sábado, 30 de setembro. Com o resultado, o Rubro-negro chegou à quarta posição, com 43 pontos. O Bahia segue na zona de rebaixamento – é o 17º com 25 pontos.

O Flamengo jogou melhor, tendo superioridade na posse de bola (67% x 33%), nas finalizações (15 x 6) e nas conclusões certas (5 x 4). O jogo começou com o Bahia no ataque, com boas chegadas, mas a melhor chance de gol foi do Flamengo, com Pedro, bloqueado pela zaga quase na risca da pequena área. Depois, aos 43 minutos, o árbitro Sávio Pereira Sampaio marcou pênalti em cima de Ayrton Lucas, derrubado quase no bico da área. O VAR revisou o lance e constatou que a falta foi fora da área. Na cobrança da falta, Pulgar acertou um chute espetacular na trave.

No segundo tempo, duas decisões da arbitragem mudaram o rumo do jogo. Logo aos três minutos, a zaga do Bahia se atrapalha, a bola fica para Gerson, que sofre falta antes de entrar na área. Inicialmente, o árbitro assinalou cartão amarelo, mas, chamado pelo VAR, foi convencido a aplicar o vermelho. O Bahia reclamou muito, mas não teve jeito.

Com um jogador a mais, a pressão do Bahia aumentou e aos 12 minutos Bruno Henrique chega primeiro em uma dividida na área e recebe um toque muito leve de Gilberto. O juiz deu pênalti, mesmo com muitos protestos do Bahia. O lance foi revisado pelo VAR, mas o árbitro não foi chamado para o monitor e o pênalti acabou confirmado. Pedro cobrou e converteu: 1 x 0.

Pedro comemora após marcar de pênalti no Maracanã contra o Bahia

O Flamengo teve algumas chances para ampliar, mas desperdiçou as oportunidades, inclusive algumas bem claras. Já o Bahia teve uma grande chance, mas ela foi concluída no meio do gol.

Empate movimentado e com várias oportunidades no Ceará
Diante de 23,6 mil pessoas na Arena Castelão, Fortaleza (com time reserva, pois na terça-feira tem jogo decisivo contra o Corinthians pela semifinal da Copa Sul-Americana) e Grêmio empataram pelo placar de 1 x 1, em uma partida com muitas oportunidades de gol e movimentada até o último minuto.

Com o resultado, o Grêmio chegou a 44 pontos, na segunda posição, 7 a menos que o Botafogo – os cariocas jogam na segunda-feira, contra o Goiás. Já o Fortaleza é o nono, com 39 pontos.

A partida teve 33 finalizações, sendo 18 do Fortaleza e 15 do Grêmio. O Leão do Pici teve um pouco mais de posse de bola (52% x 48%) e superioridade nas conclusões certas (6 x 3).

Logo aos dois minutos, Luis Suárez, da intermediária, acertou uma cobrança de falta sensacional, mas a bola bateu na trave. O Fortaleza reage e obriga Grando a fazer duas grandes defesas, a segunda delas, aos 31 minutos, em sensacional chute de Machuca. Aos 40 minutos, a bola bate na mão de Reinaldo dentro da área. Pênalti, que Thiago Galhardo cobra e converte: 1 x 0.

Aos 48 minutos, Cristaldo é derrubado dentro da área. Era a chance do empate, mas o argentino escorrega na hora da cobrança e chuta a bola muito longe do gol.

No segundo tempo, Fortaleza e Grêmio trocaram muitos ataques. Ronald, de cabeça, perdeu a chance do empate; os cearenses tiveram oportunidade para ampliar, com Galhardo, que chutou mal. Aos 35 minutos, Reinaldo acerta belo passe para Suárez, que, na cara do gol, empata o jogo: 1 x 1. Aos 43 minutos, Suárez quase vira o jogo ao receber lançamento no canto direito da área, mas a bola vai na rede pelo lado de fora.

Lance de Fortaleza e Grêmio; jogo teve muitas oportunidades, com mais de 30 finalizações

Nos acréscimos, Caleb, sozinho, cabeceia por cima dentro da pequena área, mas pouco depois o Grêmio tem duas chances, uma com Bessozi, que chutou desviado de dentro da área, obrigando Fernando Miguel a fazer uma grande defesa, e a outra com Galdino, que não bateu bem e facilitou a defesa do goleiro.

Galo vence Inter no Beira-Rio
No Beira-Rio, em Porto Alegre, diante 32,9 mil pessoas, o Atlético Mineiro derrotou o Internacional por 0 x 2 e chegou a 40 pontos, na oitava colocação. Os dois gols foram marcados no segundo tempo – Hulk, em um lindo voleio aos 28 minutos, e Igor Gomes, aproveitando enorme vacilo do Inter após erro em cobrança de lateral, aos 36 minutos.

O Colorado, para se preservar para a semifinal da Libertadores contra o Fluminense na próxima quarta-feira, 4 de outubro, começou o jogo com um time completamente reserva, mas mesmo assim foi muito melhor no primeiro tempo, tendo várias chances de gols, as principais delas com Luiz Adriano, mas não conseguiu marcar.

No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado e o Galo, através do meia Igor Gomes, cresceu na partida. O Inter também teve suas chances, a melhor delas com Igor Gomes (o zagueiro do Inter), que escorou cobrança de escanteio para grande defesa do goleiro Éverson. O Atlético fazia os seus ataques até abrir o placar. O Colorado se perdeu e cedeu o segundo gol logo em seguida, ao errar na cobrança de um lateral ao seu favor.

Meia Igor Gomes do Galo foi destaque no segundo tempo e essencial para a vitória mineira

Ao longo do jogo, o Inter teve muito mais posse de bola (64% x 36%) e superioridade nas finalizações (15 x 8), mas acertou menos no alvo (4 x 5). O Inter é o 14º, com apenas 29 pontos.

Cuiabá também aproveita reservas do Fluminense
Sem vencer há seis jogos, o Cuiabá aproveitou a escalação completamente reserva do Fluminense para triunfar por 3 x 0, com todos os gols no segundo tempo – Claysson, aos 12 minutos, Alan Empereur, aos 19 minutos, e Fernando Sobral, aos 42 minutos. Além dos gols, o Cuiabá teve superioridade técnica e tática, com mais posse de bola (61% x 39%), finalizações (17 x 7) e conclusões certas (6 x 2).

Jogadores do Cuiabá comemoram gol na grande vitória contra o Fluminense; Dourado respira

Além de aproveitar os reservas, o jogo ficou mais fácil para o Cuiabá a partir dos 40 minutos do primeiro tempo, com a expulsão do meia do Fluminense Matheus Martinelli por duplo amarelo.

O Cuiabá é o 11º, com 32 pontos, enquanto o Fluminense é o sexto, com 41 pontos.

Jogos de domingo
Na briga para fugir do rebaixamento para a Segunda Divisão, Santos e Vasco da Gama disputam os três pontos na Vila Belmiro neste domingo, às 16 horas, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o Tocantins. No mesmo horário, e apenas com transmissão do Premiere, tem os clássicos Cruzeiro x América e Coritiba x Athletico Paranaense. Às 18h30, com transmissão apenas do Premiere, Bragantino x Palmeiras enfrentam-se em Bragança Paulista. Os palmeirenses devem preservar titulares para o segundo jogo da semifinal da Libertadores contra o Boca Juniors, que acontece na quinta-feira, 5 de outubro, em São Paulo.

Líder na segunda-feira
O líder Botafogo, com 51 pontos, sete a mais que o Palmeiras, recebe o Goiás no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, na segunda-feira, 2 de outubro, com transmissão do Sportv.

Confira, abaixo, os melhores momentos das partidas desse sábado.

Fortaleza 1 x 1 Grêmio

Flamengo 1 x 0 Bahia

Cuiabá 3 x 0 Fluminense

Inter 0 x 2 Atlético Mineiro

São Paulo 2 x 1 Corinthians

Fotos: Paulo Pinto/São Paulo, Lucas Uebel/Grêmio, Atlético Mineiro Oficial, Cuiabá Oficial e Marcelo Cortez/Flamengo

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News