Diante de 67,5 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro, Fluminense e Internacional fizeram uma grande e movimentada partida, que terminou empatada por 2 x 2 nessa quarta-feira, 27 de setembro, no primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores. Agora, quem ganhar na partida de volta, no Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 4 de outubro, estará classificado para a grande final.
A partida da noite dessa quarta-feira foi cheia de alternativas, muitas chances de gol de lado a lado, anulação de gols colorados pelo VAR, expulsão no Fluminense e grande atuação do argentino Germán Cano, autor dos dois gols dos cariocas.
Ao longo do jogo, o Fluminense teve mais posse de bola (55% x 45%), porém finalizou menos (10 x 12) e foi superado nas conclusões certas (5 x 7). A partida começou em ritmo alucinante, com chances claríssimas para os dois lados, sendo a melhor delas com o colorado Maurício, que atirou colocado, raspando a trave direita de Fábio aos cinco minutos. Antes, Valencia ainda conseguiu grande chute cruzado de dentro da área, defendido espetacularmente por Fábio.
Aos dez minutos, porém, Renê erra na saída de bola, perde para Arias, que começa estupendo contra-ataque e rola para John Kennedy. Ele ajeitou para Germán Cano que, cara a cara, atirou com perfeição para abrir o placar: 1 x 0.
Aos 20 minutos, Cano serve para Keno dentro da área, ele chuta e Rochet faz grande defesa. A partir disso, o Inter melhorou e começou a criar oportunidades. Primeiro, com Alan Patrick, que cara a cara, após receber de Enner Valencia, atirou muito mal no meio do gol. Depois, Wanderson parou em grande defesa de Fábio. Felipe Melo ainda perdeu para Enner Valencia na cara do gol; o equatoriano tentou o passe, mas Ganso cortou.
Aos 45 minutos, Samuel Xavier é expulso após receber o segundo amarelo por cometer a segunda falta dura em Valencia. O Inter, então, foi para o abafa com um jogador a mais nos minutos finais do primeiro tempo e conseguiu o empate aos 50 minutos com Hugo Mallo, de cabeça, concluindo bom cruzamento de Renê para esquerda: 1 x 1.
Na segunda etapa, os gaúchos, com um jogador a mais, foram com tudo para vencer em território inimigo. O Colorado não parava de atacar, teve uma ótima finalização com Wanderson da entrada da área aos oito minutos, mas Fábio fez enorme defesa. Aos 12 minutos, conseguiu o segundo gol com Gabriel Mercado. Porém, foi anulado após o VAR constatar que a bola resvalou no braço do zagueiro antes de entrar. Aos 19 minutos, não teve jeito. Maurício recebe de Renê pela esquerda, tenta passe para Valencia, a bola passa dele e fica com Alan Patrick, que domina, dribla espetacularmente Marcelo e atira cruzado para virar o jogo: 1 x 2.
Com um a mais e melhor no jogo, parecia que o Inter iria buscar o terceiro para encaminhar a classificação já neste primeiro jogo. Do outro lado, o Fluminense se defendia e apostava em algum ataque isolado para tentar melhorar o resultado.
Aos 33 minutos, Renê errou mais uma vez e cedeu o escanteio gratuito para o Fluminense. Arias cobrou com precisão, Nino escorou de cabeça e Cano, mais uma vez, desviou espetacularmente da risca da pequena área, empatando o jogo: 2 x 2. Depois disso, os times não criaram mais nada relevante na partida, que terminou em igualdade.
O vencedor deste confronto pega quem ganhar entre Boca Juniors e Palmeiras, que fazem a primeira partida nesta quinta-feira, 28 de setembro, na Bombonera, em Buenos Aires, às 21h30, com transmissão exclusiva da ESPN.
Confira os melhores momentos da partida abaixo:
Fotos: Marcelo Gonçalves/Fluminense e Ricardo Duarte/Internacional