Doze capitais registraram temperaturas acima dos 35 graus no Brasil; Palmas chega a 39 graus

A onda de calor que atinge o país é provocada pela nebulosidade reduzida, que faz aumentar a temperatura do ar. Um bloqueio atmosférico eleva os ventos para pontos mais altos da atmosfera, potencializando as altas temperaturas. Veja como foram as temperaturas mais elevadas em 12 capitais:

Nesse início de primavera as temperaturas estão tendo novos recordes de calor, em Cuiabá (MT) a máxima chegou a 42ºC, informou o INMET. Em 12 capitais brasileiras o início da primavera continua com altas temperaturas, com máximas a partir de 35°C. Em meio à forte onda de calor que atinge o país, o consumo de energia subiu para 73,5 mil MW (megawatts) médios, um recorde para o mês de setembro, constatou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O número é puxado pelo uso de aparelhos de ar condicionado. Na região Norte, as máximas ultrapassaram a casa dois 35ºC em cinco das sete capitais: Boa Vista (RR), Palmas (TO), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Na região Nordeste, as nove capitais terão máximas acima dos 30ºC. O pico de calor será em Teresina (PI), com temperaturas acima dos 35°C.

Preocupação em nível mundial

No início deste ano um assessor especial da presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, veio a Brasília para, junto com autoridades do setor, discutir questões relacionadas ao clima e meio ambiente, que para o governo americano é prioridade na relação bilateral entre os países. Na oportunidade, em nota, a embaixada destacou que a visita teria como um dos objetivos dar continuidade a agenda de ações conjuntas do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA entre os Estados Unidos e o Brasil. Na época, já havia de fato muita preocupação com o clima e possíveis intempéries do tempo, fenômenos e extremos, como tempestades, furacões, enchentes, secas, frio e calor extremos.

Nesses dias um grupo de brasileiros que moram no Canadá, especialistas em proteção, prevenção e conservação do meio ambiente divulgaram um vídeo alertando a população brasileira sobre a onda de calor no país – especialmente nas regiões Sul e Sudeste, mas que poderia avançar para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste – que estaria aumentando consideravelmente as temperaturas no Brasil provocada por uma bolha de ar quente. A onda de calor que atinge o país é provocada pela nebulosidade reduzida, que faz aumentar a temperatura do ar. Um bloqueio atmosférico eleva os ventos para pontos mais altos da atmosfera, potencializando as altas temperaturas.

Temperaturas altas em várias capitais

Nos últimos dias foram registradas temperaturas elevadas, e as ondas de calor e falta de chuvas tem preocupado as autoridades climáticas, autoridades políticas e profissionais da saúde. Veja como foram as temperaturas mais elevadas em 12 capitais:
Boa Vista (RR) – 36C;
Brasília (DF) – 36C;
Campo Grande (MS) – 39C;
Cuiabá (MT) – 42C;
Goiânia (GO) – 38C;
Manaus (AM) – 35C;
Palmas (TO) – 39C;
Porto Velho (RO) – 36C;
Rio Branco (AC) – 37C;
Rio de Janeiro (RJ) – 38C;
São Paulo (SP) – 35C;
Terezinha (PI) – 39C.

Instruções do Inmet para os dias com altas temperaturas:

Beba bastante líquido;
Evite desgaste físico nas horas mais secas;
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Em caso de urgências climáticas, a Defesa Civil deve ser contactada pelo 199.
Também é importante tomar vários banhos por dia; dar banhos nos animais domésticos (cães e gatos); pulverizar a cama com água fria, antes de ir dormir; umedecer uma tolha de banho e colocá-la próximo à cabeceira da cama; colocar uma bacia de água no quarto.

FOTO: Reprodução

MAIS IMAGENS

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News