Com ministra da Cultura, Ricardo Ayres busca apoio para eventos regionais no Tocantins

Na edição de 2022, o Arraial Capim Dourado do Tocantins recebeu quadrilhas juninas de diversos estados, como Pará, Bahia, Goiás, Maranhão, além das locais, totalizando cerca de dois mil quadrilheiros.

O deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos/TO) se reuniu com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, nessa terça-feira, 26. O encontro teve como objetivo buscar financiamento para a realização de eventos culturais regionais de grande importância para o Tocantins, destacando-se o Arraial Capim Dourado e o Cerrado Street Art (Encontro Internacional de Grafiteiros). Participaram da audiência representantes fundamentais para a viabilização desses projetos, incluindo os produtores culturais e diretores do Instituto Araguaia, Wilson Alves, e o Poeta Luiz Pereira.

Ricardo Ayres ressaltou a importância desses eventos na valorização e conservação da cultura tocantinense. “Nossos eventos culturais regionais, como o Arraial Capim Dourado e o Cerrado Street Art, são vitais para manter viva a rica tradição e diversidade cultural de nosso estado. Eles representam não apenas uma celebração da nossa identidade, mas também uma oportunidade única de promover o intercâmbio cultural e fomentar o empreendedorismo local”, defendeu o deputado.

Projetos

Para o diretor-geral do Instituto Anarriê e diretor de articulações e projetos do Instituto Araguaia Tocantins, Wilson Alves, o Arraial Capim Dourado do Tocantins é uma iniciativa que vai além de uma simples festa junina. “Além de proporcionar um intercâmbio enriquecedor entre os quadrilheiros e amantes da cultura junina, o evento contempla várias linguagens da cultura tocantinense, promovendo um espaço democrático à classe artística, ativando toda a cadeia produtiva, propiciando inúmeras possibilidades artísticas e econômicas”, disse.

Na edição de 2022, o Arraial Capim Dourado do Tocantins recebeu quadrilhas juninas de diversos estados, como Pará, Bahia, Goiás, Maranhão, além das locais, totalizando cerca de dois mil quadrilheiros. Estima-se que um público de 30 mil pessoas participaram em Palmas das três noites de concursos nacionais.

Ministra

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, classificou a reunião como um passo significativo em direção à preservação e ao fortalecimento da cultura tocantinense. “A busca por recursos para o Arraial Capim Dourado e o Cerrado Street Art demonstra o comprometimento das autoridades em promover eventos que não apenas enriquecem a vida cultural do estado, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico e artístico da região”, concluiu a ministra afirmando que não medirá esforços para que esses eventos tenham o apoio financeiro do ministério.

Com informações da Assessoria de Imprensa



Fotos: Vinicius Rocha/Ascom/Divulgação 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News