A forte onda de calor que atinge o Tocantins tem feito muita gente adaptar suas rotinas a esse fenômeno climático principalmente no período da tarde.
A Sandra Veríssimo conta que costumava malhar as 15 horas, mas agora mudou para as 17:30. ” Estava com muita indisposição e desconfortável. Já chegava no treino com bastante suor.” Conta a estudante de nutrição.
Em Araguaína, esse calorão e baixa umidade do ar vão se refletir na rotina nos estudantes da rede municipal. A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação publicou um ofício direcionado às escolas e creches informando mudanças na rotina das aulas à partir desta segunda-feira 25.
Segundo a prefeitura, as aulas no período da manhã serão encerradas as 10:45 e a tarde às 16:45. De acordo com a pasta, a mudança tem como objetivo garantir bem-estar para os alunos e professores.
Confira a lista de mudanças válidas para as creches e escolas de Araguaína:
– No período da manhã, as aulas serão encerradas às 10h45. À tarde, serão finalizadas às 16h45;
– Suspensão do recreio nas áreas externas da unidades, devendo os alunos permanecerem dentro da sala, em ambiente climatizado;
– Suspensão das atividades educacionais ao ar livre com exposição direta ao sol, principalmente entre às 10 e 16 horas;
– Orientação aos pais e responsáveis para vestir as crianças com roupas leves e de cores mais claras, além do uso do protetor solar;
– Orientação para professore e auxiliares de sala estimularem os alunos a aumentar a ingestão de água;
– Orientação aos professores para que mantenham portas, janelas e cortinas fechadas para evitar a entrada de calor e manter o ambiente climatizado pelo ar-condicionado.
Na última semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para altas temperaturas no Tocantins e outros estados da região norte e centro-oeste para os próximos dias podendo chegar a 45 graus.
Foto: Marcos Filho Sandes