Depois de seis partidas sem ganhar pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians conseguiu um belo triunfo ao superar o Botafogo por 1 x 0 na noite desta sexta-feira, 22 de setembro, diante de 37,5 mil pessoas na Neo Química Arena, em São Paulo. Com o resultado, o Corinthians chegou a 30 pontos, na décima colocação, afastando-se muito da parte de baixo da tabela.
Além disso, o Timão, comandado por Vanderlei Luxemburgo, ganha muito ânimo para o primeiro confronto da semifinal da Copa Sul-Americana, na terça-feira, 26 de setembro, também em São Paulo, contra o Fortaleza.
Já o líder Botafogo emendou a terceira derrota seguida no certame – o time está com 51 pontos, sete a mais que o Palmeiras.
O Timão estava sendo dominado nos minutos iniciais, com boas estocadas do Botafogo, embora nenhuma chance clara de gol. No entanto, aos 27 minutos, tudo mudou, com a expulsão de Marçal, em falta dura. Inicialmente, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva aplicou apenas cartão amarelo. Ele foi chamado pelo VAR e acabou convencido a sancionar o atleta botafoguense com cartão vermelho. Marçal reclamou muito ao sair de campo e disse claramente que se tratava “de um roubo” – a transmissão da partida captou as acusações.
A partir do momento que ficou com um a mais, os paulistas passaram a ser donos das ações, pressionando e buscando o gol, que não chegou no primeiro tempo. Na etapa final, com ingresso do meia Renato Augusto no jogo, o Corinthians teve mais qualidade em campo e, enfim, abriu o placar aos 14 minutos de partida.
Bidu fez boa jogada pela esquerda, cruzou, o zagueiro Gil que ainda estava no ataque por um rebote de bola parada cabeceou, Lucas Perri fez enorme defesa, mas bola voltou para o defensor corintiano, que estufou as redes: 1 x 0, para delírio da grande maioria presente no estádio.
O Corinthians, que jogou de amarelo, em um uniforme promocional do movimento “Democracia Corinthiana”, com a luta pela redemocratização do Brasil em 1984, ainda teve outras boas chegadas, mas as melhores chances ficaram com Yuri Alberto, que desperdiçou todas com conclusões ruins. Nos minutos finais, mesmo com um a menos, o Botafogo pressionou, Perri foi para área adversária, mas as poucas bolas que sobraram para empatar não foram bem concluídas.
Ao longo do jogo, o Corinthians teve mais posse de bola (66% x 34%), finalizações (19 x 9) e conclusões certas (5 x 2).
Confira, abaixo, os melhores momentos da partida:
Jogo de sábado
Apenas um jogo acontece nesse sábado, 23 de setembro. Na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro recebe o Cuiabá, às 21 horas, na terceira partida oficial no novo estádio do Galo. Até agora, dois jogos e duas vitórias dos mineiros, com três gols marcados e nenhum sofrido. A partida terá transmissão do canal por assinatura Sportv (e do Premiere).
Foto: Rodrigo Coca/Corinthians