Não foi nada fácil, houve sofrimento e domínio técnico do adversário, bola explodindo na trave nos acréscimos, mas o Grêmio conseguiu vencer o Palmeiras por 1 x 0, diante de 29 mil pessoas na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Com o resultado, o Grêmio retomou a terceira colocação, com 43 pontos. O Verdão é o segundo, com 44 pontos, enquanto o Botafogo, que joga nesta sexta-feira, 22 de setembro, contra o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, às 20 horas (transmissão exclusiva do Premiere), lidera o certame com 51 pontos.
O gol gremista foi marcado logo aos nove minutos por João Pedro, que recebeu belo passe de Luis Suárez dentro da área e acertou um lindo chute cruzado. Depois disso, o Palmeiras tomou conta do jogo no primeiro tempo e teve oportunidades de empatar com Endrick aos 17 minutos, que exigiu ótima defesa de Gabriel Grando, depois aos 22 minutos com o mesmo Endrick, com um cabeceio que passou muito perto, e aos 29 minutos com Raphael Veiga, que, dentro da pequena área, foi parado pelo goleiro gremista em enorme defesa.
No segundo tempo, o jogo ficou um pouco mais equilibrado, mas o Palmeiras seguia com domínio técnico e tático, enquanto o Tricolor Gaúcho se defendia muito. Contudo, perto dos 30 minutos, o Grêmio teve duas belas oportunidades para ampliar, mas desperdiçou as chances com André e Bruno Uvini.
O Verdão, no entanto, seguia na pressão, com muitas bolas levantadas na área (mais de 40 durante a partida). Quando Villasanti foi expulso aos 40 minutos, o Palmeiras foi todo para o ataque e até o goleiro Weverton partiu para área gremista em duas bolas paradas. Em uma delas, já aos 51 minutos, Gómez acertou uma fortíssima cabeçada no travessão e, assim, o empate paulista não chegou.
Ao longo da partida, o Palmeiras teve muito mais posse de bola (35% x 65%), finalizações (7 x 18) e conclusões certas (2 x 4).
Confira, abaixo, os melhores momentos da vitória do Grêmio:
Esperança na salvação
Com apoio de quase todas as 20,3 mil pessoas presentes em São Januário, no Rio de Janeiro, o Vasco da Gama conseguiu uma grande vitória pelo placar de 5 x 1 sobre o Coritiba, chegando a 23 pontos, na 18ª colocação, e apenas dois pontos atrás do Bahia, 16º, último time fora da zona de rebaixamento. O jogo marcou a volta do público a São Januário, protagonizando uma enorme festa da torcida. O Vasco tem um jogo a menos, que será feito em Belo Horizonte, contra o penúltimo colocado América, na segunda-feira, 25 de setembro. Caso vença, sairá da zona de rebaixamento.
O Coritiba, por sua vez, está cada vez mais perto da Série B. É o último colocado com 14 pontos.
Na noite dessa quinta-feira, o Vasco teve uma excelente partida, com mais posse de bola (54% x 46%), superioridade nas finalizações (19 x 8) e conclusões certas (12 x 3).
Logo aos oito minutos, Zé Gabriel abriu o placar de cabeça. Rossi, com assistência do francês Payet, marcou o segundo aos 24 minutos. Na segunda etapa, Vegetti, aos cinco minutos e aos 18 minutos, ampliou o placar para 4 x 0, o Coxa descontou com Sébastian Gómez aos 35 minutos e o Cruzmaltino chegou ao quinto com Gabriel Pec.
Confira os melhores momentos da goleada vascaína abaixo:
Vitória no minuto final
Com quase 26 mil pessoas na Ligga Arena, em Curitiba, o Athletico Paranaense conseguiu uma importante vitória por 2 x 1 sobre o Internacional e chegou à sexta colocação, com 40 pontos, desbancando o Flamengo do grupo que conseguiria classificação para a Libertadores de 2024 sem depender de resultados de outros times nas copas.
Já o Inter, que começou a partida com nove reservas (preservando jogadores para o primeiro jogo das semifinais da Libertadores na semana que vem), permanece com 29 pontos, na 12ª colocação e vê os times da parte de baixo da tabela se aproximarem.
A partida de quinta-feira foi muito equilibrada, com qualquer uma das equipes podendo vencer. Além dos gols, o Furacão acertou duas vezes a bola na trave, enquanto o Colorado forçou o goleiro Léo Linck a fazer duas grandes defesas.
Os paranaenses abriram o placar com Erick, aos 24 minutos do primeiro tempo. Ele aparou um rebote dentro da área, dominou no peito e desferiu lindo chute de pé direito. Os gaúchos empataram aos 36 minutos, com um belo tiro de fora da área do uruguaio Carlos de Pena.
Quando tudo caminhava para um empate, o uruguaio Canobio, que já havia carimbado o poste, acertou um belíssimo lançamento da intermediária para Alex Santana fazer, de cabeça, o 2 x 1 aos 45 minutos da etapa final.
Ao longo do jogo, o Inter teve mais posse de bola (43% x 57%) e o Furacão finalizou mais (15 x 13) e concluiu mais no alvo (6 x 4).
Confira os melhores momentos de Athletico Paranaense 2 x 1 Internacional:
Fotos: Grêmio Oficial e Leandro Amorim/Vasco, José Tramotin/Athletico Paranaense