Rede social X poderá cobrar um “pequeno pagamento mensal” a todos os utilizadores

Elon Musk diz que apenas pequenos pagamentos mensais poderão afastar o exército de bots da rede social X.

A rede social X poderá introduzir uma taxa mensal para todos os utilizadores, admitiu esta segunda-feira o seu proprietário, Elon Musk, que frisou a necessidade de reduzir o uso de bots.

O magnata da tecnologia fez várias mudanças desde que assumiu o controlo do site por 44 mil milhões de dólares em outubro do ano passado, quando ainda era conhecido como Twitter.

Musk demitiu milhares de funcionários, introduziu uma opção premium paga, cortou a moderação de conteúdos e restabeleceu contas anteriormente banidas, incluindo a do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

O magnata disse que, em julho, a plataforma havia perdido cerca de metade da sua receita publicitária.

Os bots – contas administradas por programas de computador e não por humanos – são comuns no X, onde podem ser usados para amplificar artificialmente mensagens políticas ou de ódio racial.

Durante uma conversa com Musk na segunda-feira, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, levantou a questão do antissemitismo online e como o X poderia “prevenir o uso de bots – exércitos de bots – para replicá-lo e amplificá-lo”.

Musk respondeu que a empresa estava “a passar a ter um pequeno pagamento mensal pelo uso da rede social X”. “É a única maneira que consigo pensar para combater vastos exércitos de bots”, afirmou. “Porque um bot custa apenas uma fração de centavos, mas se alguém tiver que pagar alguns dólares, uma quantia pequena, o custo efetivo dos bots é muito alto. E então também é preciso obter um novo método de pagamento sempre que tiver um novo bot”, frisou.

A conversa, que foi transmitida pelo X, aconteceu num momento em que o magnata da Tesla está envolvido numa disputa judicial com a Liga Antidifamação, uma organização judaica com sede nos EUA.

Musk acusou a ADL de fazer acusações infundadas de antissemitismo que afastaram os anunciantes e prejudicaram as receitas da sua empresa, e ameaçou processá-la por milhares de milhões de dólares.

Fonte:dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News