O consumo de água recomendado para um adulto saudável é de 1,5 litros por dia, o equivalente a cerca de 8 copos. No entanto, as temperaturas mais altas aumentam a necessidade de ingestão de água. Para garantir uma correta hidratação, é importante que, ao longo do dia, você ingira água de forma regular, mesmo sem sentir sede, não só bebidas, mas também a ingestão de frutas e hortícolas cruas ou em forma de sopa fresca.
De acordo com informações fornecidas pela MetSul Meteorologia, uma onda intensa de calor nos próximos dias está prevista para atingir 15 estados brasileiros, inclusive o Tocantins. Com a perspectiva de temperatura elevada, com recordes entre 40°C e 45°C, a especialista em nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Lúcia Gratão, faz alerta para o consumo de alimentos ricos em água como medida de segurança a ser adotada durante esse período na capital.
Segundo Lúcia, a ingestão de verduras, legumes e frutas com mais líquidos, a exemplo de pepino, alface, tomate, melancia, laranja, entre outros, ajuda a manter o corpo hidratado. “Estes alimentos proporcionam uma sensação de refrescância, além de fornecer hidratação”, explica. A profissional também ressalta que as crianças devem ser monitoradas e estimuladas a beberem bastante água e que, em casos de resistência, sejam oferecidas opções mais atrativas, como água de coco, sucos e chás gelados, por exemplo.
A nutricionista relata que bebidas alcoólicas devem ser evitadas quando as temperaturas estiverem elevadas. “O álcool dá uma falsa sensação de saciedade da sede, assim como não substituir a água por sucos artificiais e refrigerantes, pois, nesse processo, pode-se ingerir altas concentrações de açúcares que causam danos à saúde.” Para as grandes refeições, Lúcia afirma que é importante que as pessoas evitem alimentos gordurosos.
Atividade física
A recomendação para atividades físicas é manter uma garrafinha de água por perto e evitar praticá-las no período entre 10 e 16 horas, horários mais quentes do dia. O protetor solar deve sempre ser utilizado durante a exposição ao sol.
Imagem: Divulgação