Muito melhor na defesa e com meio campo bem mais equilibrado, o São Paulo venceu o Flamengo por 0 x 1 diante de um Maracanã com 67,3 mil pessoas, na tarde deste domingo, 17 de setembro, no primeiro jogo das finais da Copa do Brasil. Agora, o Tricolor Paulista passa a ter boa vantagem e pode até empatar a partida de volta, no Morumbi, no dia 24 de setembro, que, mesmo assim, conseguirá o seu primeiro título da competição.
No jogo de hoje, bastante travado, o São Paulo fez um primeiro tempo superior, com muito mais posse de bola e não permitiu uma finalização sequer da equipe Rubro-negra. O gol são-paulino chegou aos 46 minutos, em boa jogada pela esquerda, cruzamento preciso de Rodrigo Nestor, que Calleri cabeceou muito bem, aproveitando saída bastante imprecisa do goleiro Matheus Cunha. Antes, o São Paulo já havia tido boas chegadas, mas sem concretizar em gol.
Artilheiro do time e principal estrela do ataque, Calleri não havia feito um gol sequer na Copa do Brasil. Apareceu neste domingo, no momento mais decisivo.
No segundo tempo, o Flamengo promoveu a entrada de Everton Ribeiro e melhorou bastante, passou a tomar conta das ações ofensivas, da posse de bola e conseguiu finalizações. No entanto, o time levou pouco perigo à meta de Rafael e praticamente não teve chances reais para empatar a partida.
Um dos motivos disso, além da excelente atuação tática da defesa são-paulina, foi o desempenho decepcionante do trio de atacantes flamenguistas – Pedro, Gabriel Barbosa (depois Everton Cebolinha) e Bruno Henrique.
No final, os jogadores cariocas terminaram vaiados pela própria torcida, assim como a diretoria do clube, que colocou ingressos muito caros (a renda superou os R$26 milhões).
Ao longo do jogo, a posse de bola foi equilibrada (52% x 48%), assim como as finalizações (6 x 5) e as conclusões certas (2 x 2).
Confira os melhores momentos da primeira final da Copa do Brasil:
Fotos: Rubens Chiri/São Paulo