Erdogan acusa UE de se afastar da Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou este sábado a União Europeia de se estar a distanciar da Turquia, cujos esforços para a adesão à UE estagnaram devido a críticas aos esforços de Ancara para resolver os problemas de democracia e do Estado de direito.

“A União Europeia está a tentar distanciar-se de nós”, disse Erdogan aos jornalistas no aeroporto Ataturk de Istambul, antes de viajar para Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU.

Para retomar as conversas sobre uma possível adesão, Bruxelas impôs a condição de Ancara levantar o bloqueio da adesão da Suécia à OTAN, algo a que o regime turco acedeu.

No início deste mês, Oliver Varhelyi, comissário europeu para o alargamento, deslocou-se à Turquia e afirmou que, apesar de a adesão ter “um enorme potencial”, o bloco precisava de ver ações em matéria de direitos humanos antes de retomar as conversações.

Vamos fazer a nossa própria avaliação da situação e também podemos tomar outra direção“, afirmou.

Erdogan fez do restabelecimento dos laços com os aliados ocidentais uma prioridade, depois de ter vencido uma eleição difícil em maio, na sequência de anos de tensões após o seu governo ter lançado uma ampla repressão na sequência de um golpe de Estado falhado em julho de 2016, provocando acusações de abusos dos direitos humanos.

Durante a sua deslocação, Varhelyi afirmou que “há critérios muito claros definidos também pelo Conselho Europeu que têm de ser abordados”. “Estes critérios estão relacionados com a democracia e o Estado de direito e, por exemplo, com um roteiro credível para avançar com estas reformas”, afirmou.

Fonte: dn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News