Em busca da salvação, Vasco vence clássico e Galo derrota líder em Belo Horizonte; veja gols e classificação completa

Contundente, Cruzmaltino triunfa em partida emocionante, enquanto Botafogo sofre segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Nas duas partidas de encerramento da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, vitórias importantes dos mandantes nesse sábado, 16 de setembro.

No Rio de Janeiro, no Nilton Santos (Engenhão), o Vasco da Gama venceu o Fluminense por 4 x 2, diante de 35,8 mil pessoas, em uma partida repleta de alternativas e muito movimentada. Com o resultado, o Cruzmaltino (que jogou como mandante na casa do Botafogo) chega a 20 pontos e começa a ver o sonho da salvação com mais consistência. Agora, o time carioca, que tem um jogo a menos, está na 17ª posição, cinco pontos atrás do Goiás, 16ª, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Por sua vez, o Fluminense ficou na sexta posição com 38 pontos, perdendo a chance de ingressar no G4 do Brasileirão. O jogo da tarde de sábado foi de muitos ataques perigosos, excelentes defesas do goleiro vascaíno Léo Jardim, falhas feias da defesa do Tricolor Carioca e muita contundência do ataque dos vencedores (marcou nas quatro vezes que conseguiu finalizar no alvo).

Depois de umas chegadas de perigo para cada lado, incluindo grande defesa do seu goleiro, o Vasco abriu o placar, aos 23 minutos, em linda cabeçada de Praxedes, que aparou cruzamento perfeito de Rossi pela direita. O ponta ficou com um rebote, driblou Marcelo em alta velocidade e levantou com perfeição: 1 x 0.

Com maior domínio do Fluminense, que inclusive acertou a trave, os dois times se atacaram até o final da primeira parte, mas não houve mudança no placar. No segundo tempo, a história foi bem diferente. Logo no primeiro minuto, Marcelo pegou uma bola na entrada da área pelo lado direito e desferiu uma bomba sensacional para empatar a partida. Não deu nem tempo de respirar e, aos cinco minutos, escanteio cobrado da ponta direita para Pablo Vegetti, de cabeça, colocar o Vasco novamente na frente.

Aos 11 minutos, o Fluminense chegou mais uma vez ao empate, em linda jogada coletiva. André, na intermediária, encontra passe rasteiro muito bom para Guga na direita, que cruza para Lima igualar novamente o placar: 2 x 2. Após o empate, o Fluminense teve seu melhor momento na partida, cresceu e começou a empurrar o Vasco para defesa. O Tricolor chegou a ter a chance da virada, mas desperdiçou a oportunidade.

No momento em que o Fluminense mais buscava, cometeu um erro fatal. André fracassou na tentativa de recuo e deixou a bola para Gabriel Pec, na cara do goleiro Fábio. O atacante vascaíno atirou no canto com perfeição: 3 x 2, aos 29 minutos.

Apesar da falha feia, o Fluminense ainda tentou buscar o empate, mas agora o Vasco estava mais organizado, especialmente após a entrada do francês Dimitri Payet, que mostrava qualidade e técnica no meio campo. Em um bom ataque pela direita, Puma Rodriguez levanta para Vegetti, que, de cabeça, ajeita para Gabriel Pec completar, também de cabeça, para o 4 x 2, aos 40 minutos da segunda etapa.

O Fluminense seguiu atacando, mas não houve efetividade. No final, muita festa vascaína no estádio. Ao longo do jogo, o Vasco teve menos posse de bola (28% x 72%), foi superado nas finalizações (9 x 19) e nas conclusões certas (4 x 8).

Confira, abaixo, os melhores momentos de Vasco 4 x 2 Fluminense:

Vitória sobre o líder em Belo Horizonte
Com o apoio da maioria dos 31,7 mil presentes na Arena MRV, o Atlético Mineiro derrotou o líder Botafogo, com gol de Paulinho aos 36 minutos do segundo tempo, na segunda partida oficial do novo estádio do Galo.

O jogo foi marcado por muito combate, divididas e dificuldades para criação de boas oportunidades de gol, em especial por parte do Botafogo, que sequer teve uma conclusão no alvo do goleiro Éverson.

Em todo caso, o Galo atacou mais e batalhou muito pela vitória. O time da casa teve menos posse de bola (41% x 59%), porém finalizou mais (13 x 7) e com muito mais acertos no alvo (6 x 0). Além do gol, que chegou após um lindo lançamento de Pedrinho, que Paulinho dominou com categoria e atirou muito bem na saída do goleiro, o Atlético exigiu duas boas defesas do goleiro Lucas Perri no primeiro tempo e uma outra de Gatito Fernández (o Botafogo precisou trocar o goleiro no intervalo por causa de um choque no primeiro tempo) na etapa final.

Paulinho, mais uma vez, foi o herói do Galo na Arena MRV; o atacante marcou os três gols oficiais do estádio

O Botafogo, por sua vez, chegou a colocar a bola na rede com Diogo Costa, mas o gol foi anulado por suposto impedimento do atacante na jogada anterior. O líder do campeonato protestou muito, pois Diego Costa não vai na bola e sequer tenta atrapalhar o zagueiro atleticano, que rebateu a bola em cima do atacante.

O Botafogo, que somou sua segunda derrota consecutiva no certame, é líder com 51 pontos, sete a mais que o segundo colocado Palmeiras. O Galo é o nono com 34 pontos e começa a pensar em brigar para entrar na zona de classificação para a Copa Libertadores 2024.

Confira, abaixo, os melhores momentos de Atlético Mineiro 1 x 0 Botafogo:

Classificação do Campeonato Brasileiro

Fotos: Leandro Amorim/Vasco e Atlético Mineiro oficial
Imagem: Brasileirão Assaí/CBF

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News