Inclusão social: Tocantins alcança a marca de 115 Núcleos de Identificação descentralizados

A meta do governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), é descentralizar ao máximo os serviços, dentre os quais a emissão de documentos, como a Certidão do Registro Civil e a Carteira de Identidade (RG) física e digital (a modalidade partir de novembro).

Com 27 filhos e 62 netos, o aposentado e produtor rural Geraldo Luís da Silva já teve que registrar muita gente, mas nenhum registro ocorreu em Bernardo Sayão, cidade onde mora há 30 anos. Porém, essa realidade vai mudar a partir da próxima segunda-feira, 18, quando serão iniciados os atendimentos no Núcleo de Identificação, que foi inaugurado nesta quinta-feira, 14.

A unidade de Bernardo Sayão será a 115ª implantada no Tocantins e beneficiará uma população de, aproximadamente, 4,5 mil habitantes com o serviço de emissão da carteira de identidade (RG). A meta do governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), é descentralizar ao máximo os serviços, levando ainda mais cidadania para o interior do estado; para atingir esse objetivo, conta com o apoio das prefeituras.

O senhor Geraldo comemorou a chegada do núcleo e vai, enfim, renovar sua identidade, que foi emitida em 1979, em Pernambuco. “Se olhar nesse documento aqui, ninguém nem me conhece mais. Vou tirar as fotos e, na segunda-feira, virei aqui já para trocar”, pontuou.

O secretário de estado da Segurança Pública, Wlademir Mota, destacou que o objetivo maior da gestão é levar os serviços essenciais a quem de fato precisa. “O governador Wanderlei Barbosa nos determinou cuidar do povo, ele quer que o serviço chegue a quem necessita, a quem precisa. Então, agora, Bernardo Sayão ganha um núcleo para que a população possa ser identificada e ter todos os demais serviços públicos à sua disposição”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Bernardo Sayão, Osório Antunes Filho, destacou a importância do núcleo para a população. “Para nós, é muito importante ter um Núcleo de Identificação na nossa cidade, porque quando um morador precisa tirar esse documento é uma dificuldade grande. Ele tem que ir até Colinas, a cidade mais próxima, que é a 73 km de distância. Bernardo Sayão abraça essa parceria e agradece ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário Wlademir Costa por nos atenderem nesta demanda”, concluiu.

“É uma grande satisfação abrir mais um Núcleo de Identificação aqui em Bernardo Sayão, que era uma região que realmente precisava e é mais um trabalho do Instituto de Identificação que leva mais cidadania aos habitantes dessa cidade”, finalizou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.

O Núcleo de Identificação de Bernardo Sayão funcionará na sede da 39ª Delegacia de Polícia, situada na Segunda Avenida, sem número, Centro, Bernardo Sayão, TO.

Fonte: Secom Tocantins | Fotos: Laiane Vilanova/Governo do Tocantins

Outras imagens

O aposentado e produtor rural Geraldo Luís da Silva já teve que registrar muita gente, mas nenhum dos seus filhos foi registrado em Bernardo Sayão

 

O secretário de estado da Segurança Pública, Wlademir Mota, destacou que o objetivo maior da gestão é levar serviços essenciais a quem de fato precisa
Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News