Em consulta do PPA, governador Wanderlei Barbosa afirma que trabalha para garantir desenvolvimento ao Jalapão

Ao todo, o governo do Tocantins realiza dez consultas públicas para produzir o Plano Plurianual (PPA) 2024/2027. A última consulta pública será nesta sexta-feira, 15, em Palmas.

No Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo, o governo do Tocantins realizou nessa terça-feira, 12, a penúltima Consulta Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027. Com a presença do governador Wanderlei Barbosa, secretários de estado, gestores locais e parlamentares, o encontro discutiu o futuro do Jalapão, região que abrange nove municípios e possui tesouros naturais que necessitam de cuidados especiais.

Entre as principais demandas do PPA para o Jalapão estão a preservação e o desenvolvimento sustentável da área, passando pelo turismo e pela produção agropecuária da região. Nesse sentido, o governador enfatizou que a construção do PPA depende da participação popular e que o governo do Tocantins está comprometido em atender as necessidades dessa comunidade. “Desejo boas-vindas à edição do PPA no Jalapão. Sabemos da importância dessa região e como é grande a sua representatividade para o Tocantins e todo o país. Agora é o momento de reivindicar, hora da população nos indicar o que é necessário fazer para os próximos anos. A parceria se estabelece com os municípios e estado, juntos, em prol de quem precisa. Nossa equipe não medirá esforços para fazer o melhor trabalho possível, garantindo um futuro próspero para a região”, ressaltou.

Além do turismo, a 9ª Consulta do PPA também discutiu questões de educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico, como recuperação das estradas, construção de escolas, melhoria dos hospitais e apoio a projetos que promovam a agricultura sustentável e o empreendedorismo local, isso tudo dentro dos sete eixos temáticos que fazem parte da metodologia do PPA.

O secretário de estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, destacou as particularidades da região. “O Jalapão é uma região de muitas potencialidades. Aqui, temos possibilidades de um corredor de logística de transporte, podendo chegar na divisa do Maranhão e do Piauí. Com essa via logística, a produção desses estados terá trânsito no Tocantins, por meio dessa região, chegando a Palmas e ligando ao porto da Ferrovia Norte-Sul, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional”, explicou.

Construindo o Plano Plurianual para o Jalapão

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos. É um elemento fundamental para guiar as ações do governo do Tocantins e definir onde serão aplicados os recursos públicos. No caso do Jalapão, isso significa que o PPA será essencial para determinar como a região se desenvolverá até 2027.

Além de Novo Acordo, mais oito cidades fazem parte da Regional Jalapão: Lizarda, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Tereza do Tocantins. A participação de representantes de toda a comunidade foi fundamental para direcionar os investimentos e as ações governamentais para essa região em sete eixos temáticos: Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; e Infraestrutura Econômica e Urbana.

A prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista de Castro, agradeceu a equipe do governo do Tocantins, destacando a importância da realização da consulta pública na cidade. “É uma alegria muito grande receber o governo do Tocantins aqui no Jalapão, uma vez que é uma região muito carente e que precisa ser ouvida. Parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa por ter essa atenção, de vir aqui e ouvir o povo, além de presenciar o que de fato precisamos”, comentou.

Compartilhando do mesmo entusiasmo, o prefeito da cidade de Mateiros e presidente do Consórcio entre os Municípios do Jalapão, João Martins Neto, ressaltou o valor da participação popular na audiência. “É uma oportunidade única para as pessoas do Jalapão. Aqui, podemos reivindicar, falar nossas demandas e nossos desejos que poderão fazer parte desse importante planejamento. Sei que cada prefeito da região está feliz com essa oportunidade”, expressou.

A lavradora Ermina Maria Rodrigues e a merendeira Maria de Fátima Rodrigues chegaram na audiência do PPA de Novo Acordo com o mesmo propósito, pleitear, no eixo de Gestão Pública e Governança, o apoio do governo do Tocantins na regularização de terras da comunidade quilombola Barra da Aroeira, localizada no município de Santa Tereza, com o governo federal. Conforme Maria de Fátima, mais de 100 famílias vivem no território e ela afirma que os títulos definitivos vão trazer segurança jurídica aos moradores e facilitar a chegada de mais investimentos, principalmente para o cultivo.

O Jalapão é conhecido por suas paisagens intocadas, cachoeiras deslumbrantes e fervedouros impressionantes. Garantir que esses tesouros naturais sejam protegidos, enquanto se promove o turismo responsável, é uma prioridade do governo do Tocantins. Reconhecendo esses pontos, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Novo Acordo, Lessia Francisca de Jesus, participou do eixo de Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda. Ela apontou que a região vem se desenvolvendo muito nos últimos meses, com muita demanda de turistas.

Consultas Públicas 

A caravana do governo do Tocantins está trabalhando para ouvir os principais desafios e demandas da comunidade de todas as regiões. Com o lema Ouvir para Cuidar, as Consultas Públicas já foram realizadas nas seguintes cidades: Araguatins (14 de abril); Araguaína (26 de maio); Colinas (2 de junho); Divinópolis (23 de junho); Taguatinga (28 de junho); Dianópolis (30 de junho); Gurupi (4 de agosto) e Pedro Afonso (5 de setembro).

A última Consulta Pública do PPA ocorrerá nessa sexta-feira, 15, em Palmas, completando dez consultas em todo o estado.

Foto e Fonte: Secom/TO

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News