Inaugurado em 1994, o Theatro Fernanda Montenegro passa por reforma

Nesta primeira etapa, será executada a manutenção corretiva da laje de cobertura, juntamente com toda a impermeabilização da área.

Construído e inaugurado em 1994, pelo então prefeito Eduardo Siqueira Campos, o Theatro Fernanda Montenegro, que integra o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, passará por reforma para correção de danos causados pelo tempo. Considerado um dos mais importantes equipamentos de cultura do estado do Tocantins, o Theatro Fernanda Montenegro teve sua reforma iniciada nesta segunda-feira, 11, com a assinatura da ordem de serviço pela prefeita Cinthia Ribeiro, acompanhada da presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cleizenir Divina, e autoridades municipais.

Na oportunidade, a prefeita Cinthia Ribeiro reforçou o papel fundamental do espaço como abrigo dos grandes espetáculos que acontecem na cidade. “Reformar o Theatro Fernanda Montenegro é muito significativo, representa um resgate cultural. Com essas intervenções, estaremos prontos para receber grandes produções locais e nacionais. Assinamos a ordem serviço já com início imediato da obra. Assim, imprimimos, mais uma vez, a marca de eficiência da nossa gestão.”

Enquanto a ordem de serviço era assinada, a obra já estava sendo iniciada. Nesta primeira etapa, será executada a manutenção corretiva da laje de cobertura, juntamente com toda a impermeabilização da área. Também será contemplada a revitalização interna, incluindo proteção acústica, forro, piso, iluminação e sonorização.

Na ocasião, a presidente da FCP, Cleizenir Divina, ressaltou a importância do Fernanda Montenegro para a cultura na capital. “É um momento de alegria iniciarmos esta obra tão esperada pela classe artística e pelo público. O Theatro Fernanda Montenegro é a principal casa dos nossos artistas. Trabalharemos para que seja entregue o mais breve possível e com a qualidade necessária para atender os artistas locais e de todo o país”, afirmou.

Durante o andamento das obras, as atividades do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho seguem normalmente e podem ser remanejadas, caso necessário.

 

 

Laudo técnico
Para a execução da reforma, ainda em 2022, a Fundação Cultural de Palmas contratou um técnico especializado para fazer uma avaliação estrutural do Theatro Fernanda Montenegro, executada por meio de análise dos documentos técnicos, inspeções detalhadas nos elementos das edificações, processos de anamnese, ensaios técnicos específicos (como esclerometria, foto-termometria, ensaios de corrosão do aço, entre outros). O responsável pela elaboração do laudo técnico foi Fábio Henrique de Melo Ribeiro – consultor sênior doutor em Ciências do Ambiente, mestre em Engenharia Civil, especialista em Patologia das Estruturas e Tecnologia do Concreto, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e diretor da Associação Brasileira de Patologia das Construções.

Após o laudo técnico, foi realizado o orçamento da obra e a contratação da empresa para execução dos serviços, que serão realizados pela Engix Construções e Serviços Ltda., com valor inicial estimado em, aproximadamente, R$2,5 milhões. A previsão é de que a primeira etapa seja realizada em 120 dias.

Também presente na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Karin Dias, falou sobre o papel do Theatro também em contexto estadual. “É uma conquista de grande valor da atual gestão da FCP, que atende os anseios de nossos artistas. A prefeita firmou mais um importante pilar em nosso sistema de cultura municipal; hoje é o dia que marca o início da revitalização dessa que é a grande obra da cultura de Palmas, mas que também transcende nossa capital, eis que é um símbolo da cultura tocantinense”, disse.

Theatro Fernanda Montenegro
Instalado no complexo Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, o Fernanda Montenegro é o maior teatro do estado do Tocantins, com 500 lugares; o local é a casa dos grandes espetáculos na capital, abrigando tanto artistas locais, como eventos de circulação nacional nas artes cênicas e na música.

Espaço Cultural
O projeto do prédio do Espaço Cultural de Palmas foi concebido em 1994 pelo arquiteto Paulo Henrique Paranhos, na gestão de Eduardo Siqueira Campos, e segue linhas modernas. A obra, de 9.440 m², foi construída entre 1995 e 1996 e inaugurada em 26 de setembro de 1996. O complexo recebeu o “Destaque em Obra Construída” no 3º Prêmio Jovens Arquitetos de São Paulo e também foi escolhido na Alemanha como “Architect of Awa”.

O complexo do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho é formado pela Grande Praça, o Theatro Fernanda Montenegro, o Cine Cultura – Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, a Galeria Municipal de Artes, as salas administrativas da Fundação Cultural de Palmas e o Centro de Treinamento e Ensino Artístico.

Foto Bruno Felipe

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News