Senador faz gestão com iniciativa privada para que Hidrovia Arco Norte se torne realidade no TO

Segundo o parlamentar, o custo de transporte de uma tonelada de soja por meio terrestre é de US$107, enquanto o custo de transporte por meio de hidrovia é de US$55.

“Durante meu encontro com o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, debatemos o projeto da Hidrovia do Arco Norte, um plano estratégico para nossa economia, que facilitará o escoamento de grãos (como soja e milho), minério de ferro e outras commodities“, destacou o senador tocantinense Irajá (PSD/TO), após encontro nesta segunda-feira, 11 de setembro, em Brasília.

O parlamentar destacou que essa produção de commodities está localizada nos estados da região acima do paralelo 16: Mato Grosso, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e também o estado do Pará. “Uma obra importante para nossa economia, que vai dar mais competitividade ao produto brasileiro, além de ser, do ponto de vista ambiental, muito mais correta.”

Em seguida, Irajá pontuou: “hoje estamos discutindo como a gente pode trazer a iniciativa privada para ser uma aliada desse projeto, que está aí há 20 anos adormecido. É um sonho nosso que, se Deus nos permitir, com o apoio das empresas, iremos viabilizar”. Por fim, o parlamentar disse: “agradeço ao presidente pelo seu empenho. Com união e o comprometimento de todos os envolvidos, transformaremos esse sonho em realidade”.

Obra estratégica

Em junho deste ano, Irajá defendeu na tribuna do Senado Federal o projeto, ao argumentar: “estamos falando de 1,2 mil quilômetros de hidrovias de rios navegáveis, que são o Rio Tocantins e o Rio Araguaia, onde toda a produção do Arco Norte, quase 55 milhões de toneladas, poderá ser escoada pela hidrovia do Rio Tocantins, que é a metade do custo do transporte rodoviário”.

Com informações da Agência Senado

Foto: Agência Senado/Divulgação

 

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