Com pouco mais de 42,5 mil pessoas presentes (recorde da América do Sul para o futebol feminino) na Neo Química Arena, em São Paulo, o Corinthians venceu a Ferroviária de virada por 2 x 1 e conquistou o título do Brasileirão Feminino pela quinta vez. O jogo teve transmissão da Globo (TV Anhanguera) e do Sportv. O Corinthians foi melhor toda a partida, atacando muito mais e controlando a posse de bola.
No entanto, a Ferroviária, que no futebol feminino é uma potência, saiu na frente e obrigou o Timão a ter que lutar por gol durante quase toda a partida. No final, já com a virada concretizada e a torcida fazendo a festa, a Ferroviária acertou a trave em um cabeceio vindo após cobrança de escanteio. Como o primeiro jogo foi 0 x 0, caso a bola entrasse, a decisão do título iria para os pênaltis. Não aconteceu e o Corinthians pôde fazer uma imensa festa com toda a torcida presente.
Esta é a quinta vez que o clube conquista o título feminino. E a vitória também serviu como vingança de 2019, quando a Ferroviária havia sido campeã contra o Corinthians.
O jogo
O jogo começou digno de uma grande final, com intensidade. A Ferrinha foi a primeira a abrir o placar. Aos nove minutos, Mylena Carioca aproveitou o cruzamento de Barrinha e balançou as redes da goleira Lelê. Apesar do gol, as Brabas não esmoreceram. O empate veio depois da cobrança de um escanteio, aos 41 minutos.
Ligada no lance, Jheniffer conseguiu um desvio de cabeça dentro da área para igualar o placar. Nos momentos finais da primeira etapa, o Corinthians pressionou, mas Luciana fez grandes defesas, detendo o ataque alvinegro.
A segunda etapa
Com mais imposição e volume de jogo, o Corinthians voltou do intervalo disposto a virar logo o placar. E isso se deu aos 12 minutos, quando Tamires aproveitou cruzamento de Millene para concluir.
A vantagem de 2 a 1 não acomodou o Corinthians. O time manteve o ímpeto – em que pese o brio e a valentia das jogadoras da Ferroviária – e seguiu em busca do terceiro gol. Esbarrou, no entanto, na goleira Luciana, autora de mais uma série de defesas difíceis na segunda etapa.
A Ferrinha buscava reagir a todo custo e ainda acertou o travessão do Corinthians, numa bola cabeceada por Patrícia Sochor, mas a conquista do Timão já estava sacramentada. Com direito a muita festa da torcida na Neo Química Arena, reunindo crianças e gente de todas as idades que não conseguiam controlar a emoção e entoavam o hino do clube sem conter as lágrimas.
Com informações da CBF
Fotos: Cris Mattos/CBF
Veja a seguir os melhores momentos da partida: