No Desfile Cívico de 7 de setembro de Araguaína, o clima atípico para setembro não impediu a participação de cerca de três mil espectadores na Avenida Via Lago, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A temperatura mais amena, inclusive, foi um motivador para muitos dos participantes, como o jovem Kauan Moraes Figueiredo, de 14 anos, do Clube Desbravadores de Araguaína, que preferiu desfilar sob a chuva do que no calor característico do período de seca tocantinense.
Durante o desfile, o prefeito Wagner Rodrigues aproveitou a passagem do pelotão da GMA (Guarda Municipal de Araguaína) para agradecer o empenho de todos os envolvidos na organização e, principalmente, o público presente, que enfrentou a chuva com guarda-chuvas e barracas improvisadas. Ele enfatizou a importância do patriotismo demonstrado: “Isso sim é patriotismo”.
O tema deste ano para o desfile de 7 de setembro foi “Unidos na Construção da Paz”. Os 14 pelotões participantes exibiram mensagens de respeito, amor ao próximo, empatia e outros valores essenciais para a construção da paz. A secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, ressaltou que as escolas municipais trabalharam esse tema com os alunos durante toda a primeira semana do mês, reforçando a importância da cidadania e do respeito à pátria.
Cerca de 1.300 participantes compuseram os pelotões que desfilaram pela Via Lago, a maioria composta por alunos de 37 escolas municipais. Eles levaram mensagens e valores como honestidade, companheirismo, respeito, cumplicidade, diálogo, compaixão, proteção, paciência, inclusão, harmonia e empatia, entre outros. Além disso, o desfile contou com coreografias, apresentações de caratê, ações de sustentabilidade com mudas de plantas e diversas fanfarras, incluindo bandas marciais.
O evento também teve a participação de diversas organizações, como UMA (Universidade da Maturidade), CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), Ordem Demolay, Ordem da Cavalaria, Bombeiros Civis, Templários do Norte Moto Clube, Clube Desbravadores de Araguaína, Escolas Militares, Guarda Municipal de Araguaína, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Mirins, Polícia Penal e Instituto Federal do Tocantins, entre outras.
Fotos: Marcos Filho Sandes e Ricardo Sottero/Secom Araguaína