Universo energético: tipos de energia e como são produzidos

O universo é repleto de infinitas fontes de energia, que vão desde as energias produzidas pelo corpo humano às geradas por grandes usinas energéticas, como as UHE, usinas fotovoltaicas, eólicas, nuclear e outras, mas, incrivelmente, palavras, ações, reações, olhares, sorrisos, sonhos, atitudes, gestos, movimentos e até mesmo pensamentos também são fontes produtoras de energia.

Além do corpo físico, repleto de circuitos energizados, os seres humanos são uma grande “usina” de energias – positivas e negativas. Produzem e consumem energia. As pessoas têm em si uma carga energética gigantesca, do ponto de vista da grande maioria da população. A energia do ser humano é capaz de produzir desde um outro ser humano a cidades, estradas, prédios, aviões, hidrelétricas, satélites, canhões, bombas atômicas, computadores, mísseis, microchips, medicamentos, músicas, instrumentos musicais, entre infinitas outras criações. Essa energia tem um poder incomensurável de construção e de destruição, inclusive do próprio ser humano.

O que é energia?

Em ciência, energia refere-se a uma das duas grandezas físicas necessárias à correta descrição do inter-relacionamento – sempre mútuo – entre dois entes ou sistemas físicos, além da capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico tem de realizar trabalho. Significa ainda a ação de um motor (físico ou metafísico) que permite a atualização de uma potencialidade. Mas a energia é encontrada e produzida em todos os lugares e por múltiplos processos.

Matrizes energéticas

As matrizes energéticas representam o conjunto de fontes de energia utilizado para movimentar os carros, preparar a comida no fogão, gerar eletricidade, andar, correr, fazer sexo, trabalhar, construir, viver…

Quais os tipos de energias que existem?

Existe uma infinidade de tipos de energia, mas falaremos apenas de algumas, das mais conhecidas: energia solar; energia eólica; energia hidráulica; energia geotérmica; energia maremotriz; energia do hidrogênio; biomassa; energia produzida por hormônios, alimentos e medicamentos, palavras, pensamentos, motores a combustão, raios, baterias; energia nuclear; energia limpa; energias espirituais.

Energia solar

Energia renovável. A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da energia luminosa do sol em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico.

Energia eólica

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada pela força dos ventos. Funciona por meio de um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica.

Energia produzida pelos hormônios

Os hormônios são responsáveis pela produção de diversos tipos de energia. O cortisol, por exemplo, tem a função básica de preparar o corpo para situações de estresse e nos ajudar a enfrentá-las, não deixando a glicose baixar e fornecendo mais energia aos músculos e sistema nervoso. Há o estrogênio e a progesterona – hormônios femininos; a testosterona, o folículo-estimulante (FSH) e o luteinizante (LH) – principais hormônios masculinos. Tem ainda a adrenalina, a vitamina D, a serotonina – conhecida como o hormônio da felicidade. Todos eles são fontes de energia.

Energia produzida pelos alimentos e medicamentos

A energia gerada pelo alimento é medida em calorias, ou seja, quanto mais calórico for o alimento mais energia ele fornecerá. Carboidratos constituem a principal fonte de energia para o nosso organismo e são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza. Além deles, tem também as proteínas, 13 tipos de vitaminas e sais minerais, que são potentes fontes de energia. Há dois tipos de vitaminas que o corpo precisa diariamente: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.

Energia produzida pelas palavras

“O pensamento revela-se como uma vibração no corpo mental que se comunica com a matéria externa e produz um efeito. Portanto, o pensamento em si é uma força real e definida, e o interessante é que todos nós possuímos esse poder”, escreveram dois grandes pensadores: C. W. Leadbeater e Alfredo Puig. Dizem que o grande sábio conhece o poder das palavras; por isso, é um vencedor, usando-as para produzir energia a seu favor. A palavra, também conhecida como verbo, é um canal, um condutor, um veículo, um instrumento, um meio e um mecanismo que conduz informação, ideia, comunicação, luz e energia.

Energia produzida pelos pensamentos

O pensamento é uma fantástica fonte de produção de energia, ou seja, o pensamento conduz ao ato, o ato leva ao fato e os fatos provocam os acontecimentos, as realizações, o destino, a vida.

Energia nuclear

A energia nuclear é liberada pelo núcleo de átomos, que sofrem a ação de desintegração de suas partículas. O urânio é, comercialmente, um dos principais elementos de onde se pode obter este tipo energia.

Energia limpa

As energias limpas consistem em sistemas de produção de energia que excluem qualquer tipo de poluição, principalmente por emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, causadores das mudanças climáticas.

Energia produzida por motores a combustão

Os motores a combustão interna são máquinas térmicas que transformam a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica.

Energia produzida por raios

A energia dos relâmpagos não é muito grande. Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 Coulombs e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de cerca de 300 kWh.

Energia produzida por baterias

Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica.

Energias espirituais

As energias espirituais estão nas orações, na autoridade e no poder que há no nome e no sangue de Jesus; estão no jejum, no poder da palavra de Deus, na Bíblia Sagrada, nas celebrações no altar das igrejas, na fé, na capacidade de expelir, expulsar e exorcizar demônios, na comunhão entre irmãos, nos elementos da Santa Ceia: pão e vinho, na eucaristia, na água ou no elemento consagrado ou ungido com óleo, na abdução de Elias por um carro de fogo, na concepção de Jesus por Maria, na criação de todas as coisas por Deus em apenas seis dias, na transformação da água em vinho, na multiplicação dos pães, no controle da tempestade no mar, nas curas divinas feitas por Jesus, na ressurreição de várias pessoas, inclusive de Lázaro e do próprio Jesus.

No dia do arrebatamento, as pessoas que morreram em Cristo serão ressuscitadas e os salvos vivos serão recolhidos para encontrar com Jesus nos ares; isto só poderá acontecer com uma explosão muito grande de energia espiritual, reunindo pessoas de todo o planeta.

Sem o dedo de Deus nenhum tipo de energia existiria. Deus é a matriz energética de todas as coisas. Sem Deus e sem Jesus, nada do que foi feito teria sido feito e nada se faria.

Foto: Reprodução

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News