Na sexta-feira, 8 de setembro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Natividade, a padroeira do Tocantins. O feriado estadual ocorre no dia seguinte à comemoração da Independência do Brasil. Em razão disso, os tocantinenses terão um fim de semana prolongado, começando na quinta-feira.
A celebração da padroeira é feita pela comunidade católica, em demonstração de fé e devoção. Nossa Senhora da Natividade foi nomeada como protetora dos tocantinenses pelo papa João Paulo II e, em agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, a santa foi oficialmente instituída como a padroeira do Tocantins.
Em Natividade, cidade mais antiga do Tocantins e também onde a festa começou a ser celebrada no estado, há uma celebração tradicional na igreja que leva o nome da santa. A missa campal acontece às 9 horas, encerrando um período de novenas, missas e batizados realizados com os fiéis. A imagem de Nossa Senhora foi trazida pelos jesuítas para o norte da província de Goiás em 1735.
A devoção na região começou em 1735 e já dura 288 anos, quando a imagem de Nossa Senhora da Natividade foi trazida pelos jesuítas para o norte da província de Goiás. A imagem ainda hoje é a mesma, exposta no altar da Igreja Matriz, em Natividade. “A história conta que a imagem de Nossa Senhora foi a primeira imagem a entrar no sertão de Goiás, onde hoje é o Tocantins”, explica o monsenhor Jones Pedreira.
Segundo a história cristã, 8 de setembro é o dia em que a mãe de Jesus nasceu. Por isso, o Dia de Nossa Senhora da Natividade significa o nascimento de Maria e ocorre no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, ocorrida em 8 de dezembro.
Imagens: Divulgação