Grêmio e Fluminense aproveitam tropeço do líder e diminuem vantagem; veja gols do domingo e classificação completa

Rodada ainda teve vitória do Coelho e três empates; Brasileirão só volta no dia 13 de setembro.

Enquanto o atual vice-líder Palmeiras ficou no empate no clássico contra o Corinthians na Neo Química Arena, Grêmio e Fluminense, que jogaram em casa, aproveitaram os jogos deste domingo, 3 de setembro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro para diminuir um pouco a vantagem do líder Botafogo – derrotado por 1 x 2 pelo Flamengo no sábado. Com um jogo a menos, o Grêmio é terceiro colocado com 39 pontos (12 atrás do Botafogo), enquanto o Fluminense chegou à quinta posição com 38 pontos.

Os gaúchos, no jogo da manhã em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, com 39,3 mil pessoas, venceram o Cuiabá por 2 x 0. Os gols foram marcados por Luis Suárez, aos 30 minutos do primeiro tempo, em chute rasteiro dentro da área, que contou com falha do goleiro Walter, e por Rikelme contra, aos 18 da etapa final – o goleiro Walter fez grande defesa em cabeceio de Galdino, mas o rebote bateu no companheiro de time e entrou.

Mesmo com posse de bola menor (41% x 59%) e menos finalizações (11 x 17), o Grêmio teve as melhores oportunidades ao longo da partida e concluiu mais no alvo (5 x 3). O Dourado só foi melhor nos primeiros minutos, quando Rikelme fez boa jogada em velocidade pela esquerda, chutou forte dentro da área para grande defesa de Caíque. Depois, o Grêmio, além dos gols, teve chances boas com Suárez, Cristaldo e Galdino e Villasanti.

Jogo eletrizante em Volta Redonda
Grande atuação de Fábio, com cinco defesas, algumas delas bem difíceis, chances de gols dos dois lados, um pênalti parecendo claro não assinalado para cada lado e gol salvador de Diogo Barbosa aos 47 minutos do segundo tempo. Assim foi a partida Fluminense 1 x 0 Fortaleza, diante de dez mil pessoas no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

O Fluminense, como é de costume na maioria dos jogos do time treinado por Fernando Diniz (também técnico da Seleção Brasileira), teve ampla superioridade na posse de bola (64% x 36%), mas finalizou menos (13 x 20); os dois times tiveram a mesma quantidade de conclusões no alvo (5 x 5).

O próprio gol do Fluminense veio na raça. Ataque do Fluminense pela direita, Lima se esforça para não deixar a bola sair pela linha de fundo, bate mascado e a sobra fica com Diogo Barbosa, que, na entrada da área, de pé direito (ele é canhoto), consegue disparar uma bomba no canto esquerdo de João Ricardo.

Diogo Barbosa fez o gol salvador para o Fluminense nos acréscimos do segundo tempo

Coelho derrota o Santos
Na Arena Independência, em Belo Horizonte, o América venceu a segunda partida consecutiva e saiu da lanterna do campeonato. O Coelho venceu o Santos por 2 x 0. Os santistas seguem na 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento com 21 pontos. Os gols dos mineiros foram marcados por Rodrigo Varanda, que completou linda jogada de contra-ataque aos 29 minutos de jogo, e Juninho, de cabeça, aos dez minutos da etapa final.

Rodrigo Varanda abriu o placar para o Coelho em Belo Horizonte em vitória contra o Santos

O América teve grande inferioridade na posse de bola (34% x 66%), mas superioridade nas finalizações (12 x 10) e nas conclusões certas (7 x 2).

Muitos empates na rodada
Com 44,3 mil corintianos presentes na Neo Química Arena, em São Paulo, Corinthians e Palmeiras empataram pelo placar de 0 x 0 em partida muito disputada, travada e com raras oportunidades de gol. Os goleiros – Weverton pelo Palmeiras e Cássio pelo Corinthians – foram grandes destaques da partida, com uma grande defesa cada. Ao longo do jogo, o Verdão buscou mais o gol, sendo superior nas finalizações (6 x 16), nas conclusões no alvo (2 x 4) e na posse de bola (43% x 57%).

Em Salvador, com 46,7 mil pessoas na Itaipava Arena Fonte Nova, Bahia e Vasco da Gama empataram pelo placar de 1 x 1, resultado ruim para os dois times – o Tricolor de Aço segue muito perto da zona de rebaixamento e o Vasco fica mais longe de sair dela. O Bahia foi melhor no primeiro tempo, quando abriu o placar com Ademir aos 45 minutos, e o Vasco reagiu na segunda etapa, período em que empatou a partida com Pablo Vegetti aos 18 minutos, convertendo pênalti – única finalização certa do cruzmaltino em toda a partida. Ao longo do jogo, o time da casa teve superioridade na posse de bola (55% x 45%), nas finalizações (11 x 3) e nas conclusões certas (3 x 1).

Correndo riscos na defesa, o Cruzeiro bem que tentou quebrar a marca negativa, mas não saiu do 0 x 0 contra o Bragantino no Mineirão, diante de 29,4 mil pessoas. O time azul acumula, agora, oito partidas sem ganhar pelo Campeonato Brasileiro. Os dois times tiveram boas oportunidades durante o jogo, com o Cruzeiro criando mais chances reais e chegando a acertar a trave. Nos números, equilíbrio: 49% x 51% na posse de bola, 15 x 13 nas finalizações e 3 x 5 nas conclusões certas.

Além destes três empates de domingo, outras duas partidas terminaram igualadas no sábado.

Por causa da data Fifa com as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o Brasileirão só volta na quarta-feira 13 de setembro.

Confira, abaixo, a classificação completa do Campeonato Brasileiro:

 

Confira também os melhores momentos dos seis jogos deste domingo, 3 de setembro:

Grêmio 2 x 0 Cuiabá

Fluminense 1 x 0 Fortaleza

América 2 x 0 Santos

Cruzeiro 0 x 0 Bragantino

Corinthians 0 x 0 Palmeiras

Cruzeiro 0 x 0 Bragantino

Fotos: Lucas Uebel/Grêmio, Marcelo Gonçalves/Fluminense e Divulgação/América

Imagem: Perfil Oficial CBF

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News