Flamengo impõe primeira derrota ao líder Botafogo no Nilton Santos; veja gols

Sábado ainda teve dois empates; confira onde assistir as partidas deste domingo, com o Palmeiras podendo reduzir vantagem dos cariocas.

No principal jogo da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o clássico carioca no Nilton Santos (Engenhão), com quase 40,8 mil pessoas, o Flamengo conseguiu uma enorme vitória ao derrotar por 1 x 2 o Botafogo, líder disparado da competição, na noite desse sábado, 2 de setembro. O resultado deve-se muito à enorme atuação de Bruno Henrique, autor de um golaço decisivo aos 28 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada pelo placar de 1 x 1.

Agora, o Botafogo, que permanece com 51 pontos, segue líder com boa vantagem – 12 pontos à frente do Flamengo, terceiro colocado, e 11 do Palmeiras, na segunda posição. A diferença para o Verdão, porém, pode cair para oito pontos, caso o Palmeiras vença o Corinthians no clássico paulista nesta semana.

O jogo começou completamente movimentado, com o lateral direito flamenguista Wesley sendo acionado pela direita e fazendo cruzamento rasteiro pela direita e Marlon Freitas, defensor do Botafogo, erra tentativa de corte e joga a bola com muita força contra o próprio gol: 0 x 1, com apenas dois minutos de partida.

O gol logo no início condicionou a postura dos times, mas não abalou o Botafogo. Com os dois times trocando ataques, aos 15 minutos Eduardo soltou uma bomba, o goleiro Matheus Cunha defendeu, a bola sobrou para Segovinha, que tentou cruzar rasteiro, mas a zaga flamenguista afastou. O Glorioso seguiu amassando o Flamengo, buscando o empate de toda a forma, até que, em boa jogada de linha de fundo, Tiquinho Soares, escalado após voltar de lesão de quase um mês, domina cruzamento, tenta passe e a bola sobra dentro da área para Victor Sá, que dispara um forte tiro no canto esquerdo do goleiro: 1 x 1, 18 minutos da primeira etapa.

Depois do empate, a partida virou um jogão. Aos 22 minutos, Ayrton Lucas cruzou da esquerda, Bruno Henrique completou, mas Lucas Perri fez boa defesa. Os dois times continuavam atacando – o Botafogo na sua transição em altíssima velocidade habitual, enquanto o Flamengo muito mais pela esquerda com Bruno Henrique, que, invariavelmente, superava a marcação do lateral João Pedro Galvão.

Aos 43 minutos, após cruzamento da direita, a bola ficou para Tiquinho Soares, dentro da área; ele consegue atirar de primeira, vencendo o goleiro do Flamengo Matheus Cunha, mas o zagueiro Fabrício Bruno tirou em cima da linha. Aos 47 minutos, Bruno Henrique, naquele momento deslocado pela direita, dribla para o meio com muita categoria e bate de pé esquerdo para grande defesa de Lucas Perri. Um minuto depois, Segovinha é lançado pela esquerda e serve para Eduardo, sozinho, dentro da área. O meia atirou mal, por cima do gol.

No segundo tempo, os técnicos promoveram várias mudanças e o equilíbrio na partida sempre permaneceu. O Botafogo muito perigoso nas transições rápidas e o Flamengo criando quase todas as suas melhores chances pela esquerda com Bruno Henrique.

Aos oito minutos, Pedro, com muita técnica, faz grande giro dominando bola no ar dentro da área, mas chuta por cima do gol de Lucas Perri. Aos 13 minutos, Eduardo cobra falta perto da área, e a bola passa muito próximo ao gol do Flamengo.

Os dois times trocavam estocadas perigosas, com o Flamengo com mais posse e o Botafogo mais veloz, até que, aos 28 minutos, Bruno Henrique foi lançado na esquerda, driblou com enorme velocidade e categoria João Pedro Galvão para o meio e, de pé direito, atirou com perfeição no ângulo esquerdo de Perri: golaço, 1 x 2. O Botafogo reclamou de uma falta no início do ataque, muito antes da jogada ofensiva do Flamengo chegar a se concretizar, mas o VAR não revisou o lance, como é praxe para lances assim.

Bruno Henrique, melhor jogador da partida, foi decisivo com um golaço no segundo tempo

Na raça, o Botafogo partiu para tentar o empate nos minutos finais, pressionando pelos dois lados e jogando bolas na área. Até o goleiro Lucas Perri foi para a área adversária por mais de uma vez e conseguiu uma tentativa de finalização, mas sem sucesso. No final, grande vitória do Flamengo em território do rival. O Botafogo havia vencido todas as suas 11 partidas anteriores em casa.

Ao longo do jogo, a posse de bola foi maior do Flamengo (47% x 53%), mas o Botafogo finalizou mais (17 x 12) e teve superioridade nas conclusões certas (7 x 4).

Veja os melhores momentos de Botafogo 1 x 2 Flamengo abaixo:

Empate no Paraná
Com 18 mil pessoas na Ligga Arena, em Curitiba, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro empataram por 1 x 1. O Galo abriu o placar com Paulinho, de cabeça, aos seis minutos de jogo, e o Furacão empatou aos 33 minutos da etapa final com Vitor Roque em um lance que ele chutou duas vezes para marcar. Em desvantagem na maior parte do jogo, o Furacão atacou muito mais, finalizando 23 vezes contra 9 dos mineiros. Nas conclusões certas, porém, houve equilíbrio (6 x 7), assim como na posse de bola (52% x 48%).

Veja a seguir os melhores momentos do empate entre Furacão e Galo:

Empate sem gols na Serrinha
Diante de 11 mil pessoas no Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, Goiás e Inter empataram pelo placar de 0 x 0. Foi a oitava partida seguida dos goianos sem derrota e a décima consecutiva dos colorados (semifinalistas da Libertadores da América) sem vitória pelo Brasileirão. As melhores chances da partida aconteceram no primeiro tempo, com Tadeu tapando finalização espetacular de Enner Valencia de joelho, cara a cara, e Sérgio Rochet abafando chute de frente para o gol de João Magno. O Inter teve muito mais posse de bola (37% x 63%), mas empatou nas finalizações (11 x 11) e nas conclusões certas (2 x 2).

Veja os melhores momentos do empate entre Goiás e Inter abaixo:

Jogos de domingo
Neste domingo, 3 de setembro, o grande destaque é o clássico paulista Corinthians e Palmeiras, às 16 horas, na Neo Química Arena, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o Tocantins. Caso o Palmeiras vença, reduz a vantagem do Botafogo na liderança para oito pontos.

Antes, às 11 horas, em Porto Alegre, o Grêmio recebe o Cuiabá, em jogo exclusivo do Premiere. Às 16 horas, ainda tem Fluminense x Fortaleza, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, também só pelo Premiere para o Tocantins.

Às 18h30, em jogo de dois times que brigam para sair da zona de rebaixamento, o Bahia recebe o Vasco da Gama na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, com transmissão do Sportv. Os outros dois jogos do dia também ocorrem às 18h30, serão transmitidos apenas pelo Premiere e acontecem na mesma cidade, Belo Horizonte: América x Santos, na Arena Independência, e Cruzeiro x Bragantino, no Mineirão.

Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News