A história dos comandados de Abel Ferreira segue sendo escrita. Com o apoio de quase todas as 37,8 mil pessoas presentes no Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras empatou pelo placar de 0 x 0 e se classificou para sua 11ª semifinal de Copa Libertadores, sendo a quarta consecutiva. Mesmo com a grande vantagem praticamente insuperável do jogo de ida na Colômbia, quando ganhou por 0 x 4, o Verdão, protocolar, atacou mais (13 x 10 nas finalizações) e foi superior nas conclusões certas (7 x 3) e na posse de bola (62% x 38%).
O Deportivo Pereira chegou a criar pelo menos cinco chances reais de gol – com Flaco López, Artur e Endrick – , mas desperdiçou todas. O time, que precisava vencer por pelo menos cinco gols de diferença para avançar, chegou algumas vezes com perigo e acertou a trave no final do primeiro tempo, mas nada que assustasse a massa verde presente no estádio.
A classificação reforça a força do Palmeiras nos últimos anos. O time conquistou duas vezes a Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), um Campeonato Brasileiro (2022), além de títulos estaduais e outras conquistas de menor expressão. Na Libertadores, o Palmeiras tem três títulos (ganhou ainda em 1999) e, com a classificação, mantém a esperança de ser o primeiro tetracampeão brasileiro do torneio.
Confira, abaixo, os melhores momentos da partida que classificou o Palmeiras:
Adversário será o Boca Juniors
O adversário do Palmeiras na semifinal será o tradicional Boca Juniors, que possui seis títulos de Libertadores e conseguiu se classificar para sua 19ª semifinal da história. Nas três vezes em que se enfrentaram em jogo de mata-mata, os argentinos sempre levaram a melhor.
Para chegar na semifinal, o Boca Juniors superou o Racing nos pênaltis em Avellaneda por 1 x 4, após novo empate por 0 x 0 no tempo normal – mesmo placar do primeiro jogo na Bombonera. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Romero, que defendeu duas cobranças.
As partidas de semifinais acontecem na semana do dia 27 de setembro e na semana do dia 4 de outubro. O primeiro jogo será em Buenos Aires e o segundo em São Paulo.
Confira os melhores momentos da classificação do Boca abaixo:
Fluminense decide vaga em vantagem nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 31 de agosto, no Defensores del Chaco, em Assunção, o Fluminense pode até perder para o Olimpia por um gol de diferença que, mesmo assim, avança para sua segunda semifinal da história. Derrota por dois gols leva a definição da vaga para os pênaltis.
A torcida do tradicional Olimpia (três vezes campeão da Libertadores) esgotou todos os ingressos, mas a missão é complicada para os paraguaios, que só se classificam no tempo normal se vencerem por três ou mais gols de vantagem. O jogo será às 21h30 e terá transmissão exclusiva da ESPN (Star+).
Quem passar de fase pega o Internacional na semifinal.
Fotos: Cesar Greco/Palmeiras