O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), promoveu na última terça-feira, 29, o 9º Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatológicas do Tocantins, visando o planejamento da safra 2023/2024. O encontro, com o tema Tendências do Clima, ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Participaram do evento pessoas ligadas ao setor agropecuário, técnicos, acadêmicos, instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas e públicas, agentes financeiros e sociedade civil.
A programação contou com as seguintes palestras:
- Previsões climáticas para safra 2023/2024 e impactos do clima na produção agrícola, na realização dos tratos culturais e na prevenção de doenças e pragas; e
- Clima: resfriamento global e seus impactos sociais.
De acordo com a Engenheira Agrônoma da Seagro, Denise Coelho, o fenômeno El Ninho no Brasil provoca mudanças na temperatura e no regime de chuvas em diversas regiões. “Portanto, sabemos o quanto os efeitos climáticos impactam a produção agrícola. Mas o agricultor pode conseguir uma boa produtividade, seguindo as dicas mais importantes para reduzir possíveis efeitos danosos, realizando o planejamento e monitoramento das suas atividades agrícolas e das previsões climáticas, semana após semana. Lembro ainda que o planejamento é essencial para lucrar com sua empresa rural”, explicou a servidora.
O secretário executivo da Seagro, Adenieux Santana, falou da importância de o produtor ficar de olho no clima. “Esse evento tem como objetivos orientar os produtores rurais tocantinenses para que adquiram mais conhecimento e, assim, consigam aumentar sua produção e fornecer informações para que a produção do agro do Tocantins não tenha prejuízo, pois sabemos que tudo depende do clima, da chuva.” disse.
Parceiros
Participaram também do encontro: Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coopa), OCB-SESCOP, Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Frísia e Sicred.
Foto: Getty Images