Estudantes se mobilizam para conscientizar governo, políticos e população sobre a importância do Hospital Universitário da UFT

A União Estudantil pela Construção do Hospital da UFT tenta, há dez anos, garantir terreno e verba para a obra.

Três manifestações estão sendo feitas pelos estudantes entre terça-feira, 29, e quinta-feira, 31 de agosto. A primeira aconteceu em frente ao Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos com o objetivo de sensibilizar o governo do estado a concluir a cessão da área para a construção do Hospital Universitário (HU); as demais manifestações são em pontos estratégicos da capital, como estações de transporte coletivo urbano e proximidades do Hospital Geral de Palmas (HGP), num trabalho de corpo-a-corpo, com a intenção de sensibilizar a população sobre a importância do Hospital Universitário para o estado. Com esses manifestos, os estudantes querem, também, mobilizar a bancada federal do Tocantins pela gestão junto ao governo federal para liberação de verba que garanta a construção do hospital.

A União Estudantil pela Construção do Hospital da UFT é constituída pelos Centros Acadêmicos de Medicina Eduardo Manzano (CAEM), de Enfermagem da UFT (CAEnf) e de Nutrição da UFT (CANut). Na noite de segunda-feira, 28, os estudantes realizaram plenária, no Campus da UFT, em Palmas, definindo ações em prol da construção do HU.

Conversa com o governo do estado
Durante a manifestação em frente ao Palácio Araguaia, os estudantes receberam a informação de que o governo estadual irá repassar 24 mil metros quadrados do terreno da 1301 Sul e ainda ajudar nos trâmites de incluir o HUFT no orçamento do governo federal.

Projeto
De acordo com o projeto, o HU terá 400 leitos clínicos e 30 leitos de UTI, além de ambulatório, consultórios, centro cirúrgico e serviços inéditos no estado do Tocantins, como um Centro de Referência de Transplante de Fígado, Renal e Cardíaco, além de outros serviços de alta complexidade.

O presidente do CAEM, Pedro Lucas Silva Batista, frisou, durante a plenária, que os dois objetivos principais do movimento são sensibilizar o governo do estado do Tocantins pela cessão da área destinada à construção do Hospital Universitário e garantir que o governo federal destine a verba necessária para a obra. “Nós acreditamos que o governador do estado, Wanderlei Barbosa, nos apoia nessa causa, já que a construção do Hospital Universitário não é um benefício apenas para a comunidade acadêmica. O maior beneficiado é a população do Tocantins atendida pela SUS, que terá mais uma unidade para atendimento médico hospitalar”, destacou Pedro Lucas.

Histórico
As tratativas para a construção do Hospital Universitário da UFT (HU), em Palmas, começaram em 2013, ano em que o então deputado federal Laurez Moreira destinou emenda parlamentar no valor de R$20 milhões para a obra. Em 2014, o governador do estado do Tocantins cedeu uma área de 54 mil m², na proximidade da Quadra 1203 Sul, para a construção. Por causa de preservação ambiental, a área foi reduzida para 48 mil m², suficiente, de acordo com o projeto, para a construção do hospital.

A obra nunca foi iniciada; em razão de uma cláusula na cessão do terreno, o prazo para construção era de cinco anos e, legalmente, o terreno retornou ao estado.

Em 2020, os estudantes voltaram a se movimentar pela construção do HU e buscaram informações sobre como está o projeto da obra, a área onde o hospital deveria ter sido construído e como fazer gestão para que o HU seja efetivamente tirado do papel.

A previsão de investimento é de R$420 milhões, em valores atuais, e esse dinheiro precisa estar previsto no Plano Plurianual do governo federal para, assim, compor a Lei Orçamentária Anual, aprovada no Congresso Nacional.

No início deste ano de 2023, o governo do estado anunciou que parte da mesma área seria doada para o município de Palmas para a construção do Hospital Municipal, ou seja, dos 48 mil m², 27 mil ficariam com o município de Palmas. Os estudantes, então, lutam pelos 21 mil m² restantes para garantir que o HU seja uma realidade.

Buscando sensibilizar o governo do estado, a União Estudantil pela Construção do Hospital da UFT conseguiu falar com o governador do estado, Wanderlei Barbosa, que garantiu a cessão do terreno, o que ainda não está concretizado.

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News