Depois de oito anos, o Internacional volta a participar de uma semifinal da Copa Libertadores da América, principal competição de clubes do continente. Será a sétima vez que o Colorado chega nesta instância da competição. Até agora, foram três classificações à final e três eliminações – 2023, portanto, é o ano do desempate.
Com a vantagem de ter vencido a primeira partida em La Paz por 0 x 1, o Inter não teve muitas dificuldades para voltar a vencer o Bolívar na noite dessa terça-feira, 29 de agosto, desta vez por 2 x 0, no Beira-Rio, em Porto Alegre, diante de 49,1 mil pessoas.
Os dois gols do time foram marcados pelo centroavante Enner Valencia – o artilheiro equatoriano abriu o placar aos 11 do primeiro tempo e marcou mais uma vez aos 15 minutos da etapa final. Valencia atuou quatro vezes pelo Inter na Libertadores, sempre em jogos difíceis de mata-mata, e tem quatro gols marcados.
Apoiado pela torcida desde o começo, o Inter atacou mais o jogo inteiro, teve ampla superioridade na posse de bola (64% x 36%), finalizou mais vezes (16 x 10) e acertou mais no alvo (5 x 4). Além disso, foram dos colorados quase todas as chances reais de gol.
O Inter começou em cima, buscando o ataque, até que Wanderson pegou um rebote no meio do campo, aproveitou o campo aberto e fez grande infiltração pela esquerda, servindo na medida para Valencia que, pouco à frente da marca do pênalti, disparou de canhota com perfeição: 1 x 0.
Aos 19 minutos, o Inter, a partir de um lateral da esquerda, fez uma grande triangulação e a bola ficou para Maurício, que, quase da pequena área, girou e atirou de pé direito para fora. Aos 35, novamente Maurício é lançado e fica cara a cara com o goleiro Lamp, tenta um drible por elevação, mas não conseguiu e a defesa boliviana afastou o perigo. Aos 38, novamente Maurício recebe dentro da área, ajeita para o pé esquerdo, mas é atrapalhado pelo defensor e o chute saiu fraco, facilitando a defesa de Lamp.
Pouco antes do fim do primeiro tempo, o jogo chegou a ser paralisado por oito minutos por causa do forte cheiro de gás lacrimogêneo usado pela Brigada Militar (Polícia Militar no Rio Grande do Sul) fora do estádio, na tentativa de dispersar uma aglomeração que seria confusão nas redondezas do estádio.
Na segunda etapa, o panorama não mudou. O Inter seguiu no ataque e teve mais uma grande chance com Maurício, aos 11 minutos, com o chute dentro da área de pé direito (o meia é canhoto) passando perto da trave.
Alan Patrick, em grande jogada individual, deu um belo tiro de fora da área e a bola passou perto do canto direito. Aos 15 minutos, mais uma vez brilhou a estrela de ataque colorada. Alan Patrick lançou Enner Valencia pela esquerda, o atacante fez boa jogada individual para cima do zagueiro, invadiu a área, driblou para o centro e atirou cruzado com perfeição de pé direito: 2 x 0, para grande festa da torcida do Inter.
O Inter diminuiu um pouco o ritmo, mas seguiu melhor. Alan Patrick deu um belo tiro de dentro da área, à esquerda do gol. Aos 37 minutos, o Bolívar tenta um ataque e chuta da entrada da área; a bola bate na mão de Nico Hernández e o árbitro, após ser chamado pelo VAR, confirma o pênalti para o Bolívar.
Ronnie Fernández bateu no canto esquerdo e o goleiro Sérgio Rochet fez grande defesa, tapando o pênalti sem dar rebote. Delírio da torcida colorada, que cantou até o fim do jogo com a classificação para a semifinal.
Agora, o Inter pega o vencedor de Olimpia e Fluminense. O Tricolor Carioca tem boa vantagem, após vencer no Maracanã por 2 x 0.
Veja os melhores momentos abaixo:
Duas definições nesta quarta-feira
Com transmissão da Globo (TV Anhanguera) e do canal por assinatura ESPN (Star+), o Palmeiras recebe o Deportivo Pereira, nesta quarta-feira, 30 de agosto, às 21h30. A partida é quase protocolar, pois o Verdão ganhou o primeiro jogo na Colômbia por 0 x 4 e só uma catástrofe, com derrota por goleada por cinco ou mais gols, tira a vaga dos paulistas no tempo normal. Eventual derrota em casa por quatro gols de diferença levaria a decisão para os pênaltis.
No mesmo horário, com transmissão exclusiva do streaming Paramount+, duelo argentino entre Racing e Boca Juniors, no Cilindro de Avellaneda. Nesse confronto, está tudo aberto, pois o primeiro jogo, na Bombonera, terminou 0 x 0. Agora, apenas com torcedores do Racing, que já esgotaram os ingressos, quem ganhar se classifica e novo empate leva a vaga a ser definida nos pênaltis.
Fluminense em vantagem na quinta-feira
Na quinta-feira, 31 de agosto, no Defensores del Chaco, em Assunção, o Fluminense pode até perder para o Olimpia por um gol de diferença que mesmo assim avança para sua segunda semifinal da história. Derrota por dois gols levará a definição da vaga para os pênaltis.
A torcida do tradicional Olimpia (três vezes campeão da Libertadores) também já esgotou todos os ingressos, mas a missão é complicada para os paraguaios, que só se classificam no tempo normal se vencerem por três ou mais gols de vantagem. O jogo será às 21h30 e terá transmissão exclusiva da ESPN (Star+).
Fotos: Ricardo Duarte/Inter