Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária apresenta ações na 46ª Expointer

Os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estão localizados nos seguintes estados: GO, MG, PA, PE, SP e RS.

A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) está na 46ª edição da Expointer, apresentando os trabalhos desenvolvidos em suas unidades. A participação da Rede LFDA ocorre no Pavilhão Internacional no estande do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conjunto com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A presença da Rede LFDA na 46ª Expointer reforça seu compromisso contínuo com a defesa agropecuária, a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agropecuários no Brasil”, destaca o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários, Rodrigo Nazareno.

Para este ano, a inovação apresentada no estande institucional é a “Arena Agro”, um espaço de 100 m² que proporciona uma imersão completa nas diversas áreas de atuação dos ministérios. No espaço, são realizadas palestras interativas, abordando os temas e as atividades durante a feira.

O evento acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, situado na cidade de Esteio, RS, até o dia 3 de setembro, das 9 às 18 horas.

Passou pelo LFDA, tá seguro

Durante a feira, a Rede LFDA fará o lançamento do Programa “Passou pelo LFDA, tá seguro”, que tem o objetivo de mostrar a importância do trabalho realizado pela Rede LFDA na ciência, na agropecuária e para a sociedade brasileira. Para isso, no estande, foi montada uma demonstração sobre a análise de expansão do milho de pipoca com a presença de equipamento do laboratório e servidores. Ao final da análise, o público pode degustar o produto.

Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária são os laboratórios oficiais do Mapa, compostos por seis complexos laboratoriais localizados em diferentes estados (GO, MG, PA, PE, SP e RS). A Rede desempenha um papel crucial na análise e classificação de diversos insumos e produtos agropecuários, incluindo grãos, sementes, bebidas, vinagres, produtos lácteos, cárneos, vegetais, além de realizar análises de resíduos e contaminantes em alimentos e rações. Além disso, também está envolvida no controle de vacinas contra a febre aftosa e no diagnóstico animal. “A presença da Rede LFDA na 46ª Expointer reforça seu compromisso contínuo com a defesa agropecuária, a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agropecuários no Brasil”, destaca o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários, Rodrigo Nazareno.

Programação Arena Agro

Durante o período da Expointer, o público poderá interagir com as atividades do Ministério da Agricultura em diversos momentos:

Degustando azeites: como diferenciar azeite de oliva extravirgem através do paladar – um demonstrativo que ensinará como diferenciar azeite de oliva extravirgem por meio do paladar, destacando a expertise da Rede LFDA em análises sensoriais.

Degustando café: fiscalização e análise de café pelo Mapa – em colaboração com o SIPOV, essa explicação abordará a fiscalização e análise de café realizada pelo Mapa, ressaltando a importância do controle de qualidade nesse setor.

Caminhos do Leite: um jogo de perguntas e respostas sobre as etapas de produção e benefícios do consumo do leite e derivados – desenvolvido em parceria com a Embrapa, esse jogo de perguntas e respostas apresentará as etapas de produção e os benefícios do consumo de leite e derivados, consolidando o compromisso da Rede LFDA com o Programa Leite Seguro.

PROESA: conheça o Programa de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária – um momento de intercâmbio de experiências e saberes onde serão abordados temas dentro da Educação Sanitária, como a Saúde Única, o SUASA, as Boas Práticas para Produtos Veterinários, a Resistência Antimicrobiana, a Influenza Aviária e a Peste Suína Africana.

SISBI-POA: evolução e perspectivas após adesão – Serviços de Inspeção Municipal que tiveram equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) contam suas experiências.

Orientações para adesão aos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos – momento de interação para apresentar o SISBI-POV, SISBI-PEC e também as atualizações de procedimentos e perspectivas de avanços do SISBI-POA.

Para mais informações, visite o estande do Mapa no Pavilhão Internacional durante a Expointer 2023.

Foto: Mapa | Fonte: Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária no Tocantins

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News