A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) passou a contar com 97 novos oficiais nos quadros da Administração e de Música. O ato de promoção foi anunciado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante a solenidade de formatura do Curso Integrado de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar do Tocantins, realizada nessa quinta-feira, 24, no pátio do Quartel do Comando Geral da corporação, em Palmas.
No Quadro de Oficiais da Administração (QOA), foram beneficiados pelo ato do governador Wanderlei Barbosa 82 militares ao posto de segundo-tenente e 15 nos Quadros de Oficiais da Música (QOM), também ao posto de segundo-tenente.
Para o governador, essas promoções representam o compromisso assumido com a Polícia Militar de realizar algumas medidas providenciais, que, além de justiça aos integrantes da corporação, representam um resgate dos direitos desses profissionais, dedicados, ao longo da sua trajetória, à ordem pública. “Muitos sargentos tiveram que ficar 15 anos como soldados e 18 como cabos e chegaram no máximo a segundo-sargento e fizemos essa reparação. Fiz esse compromisso de resgate, porque vocês representam a ordem pública e merecem toda a consideração. Estou feliz por essa justiça feita a homens e mulheres que dedicaram uma vida ao bem-estar da sociedade”, destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, explicou que, ao assumir o comando da corporação, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, estabeleceu três objetivos específicos para a instituição: aumentar o efetivo, a logística e a qualificação dos componentes da corporação. Esse curso está inserido neste contexto de qualificação. “O curso de Habilitação de Oficiais que se encerrou hoje, onde estamos entregando 97 novos policiais à sociedade tocantinense, está dentro daquele objetivo traçado de qualificar os nossos profissionais para um serviço de excelência para a população tocantinense”, reforçou.
O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça ressaltou que esses novos oficiais serão distribuídos em todo o Tocantins, o que vai contribuir com o serviço prestado pela Polícia Militar em todos os municípios. Ele destacou ainda que o curso representa o coroamento da carreira de cada um dentro da corporação. “A carreira militar é hierarquizada e todos objetivam galgar posições na instituição e esses novos policiais coroam hoje a carreira com a transição de Praças para Oficiais. Então é um momento importante para todos eles e um momento importante para a corporação”, frisou.
O Curso Integrado de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar do Tocantins, turma Clériston Ruslan Tavares dos Santos (in memoriam), foi executado pela Academia Polícia Militar Tiradentes (APMT) na modalidade presencial e surgiu da necessidade de formar Oficiais do Quadro de Administração e de Música, para o exercício dos cargos do círculo de oficiais da PMTO, objetivando habilitar os subtenentes e os oficiais para ascensão no oficialato, qualificando-os a atuarem na área de gestão de segurança pública e conferindo-lhes conhecimento gerais, técnico-profissional e jurídicos. Um total de 97 militares concluiu o curso, que teve início no dia 6 de março deste ano e as aulas foram ministradas por uma equipe de professores militares da PM e da sociedade civil. Ao todo, foram cumpridas 800 horas/aulas, distribuídas em 26 disciplinas e duas atividades extracurriculares, com cinco eixos de estudos.
O coordenador do curso, major Tadeu Franklin Barbosa de Moraes, destacou que esse curso é uma exigência para mudança de quadro e os participantes foram promovidos de imediato a segundo-tenente. “Foi uma bênção! Estão todos bem preparados para essa promoção e, agora, vão reforçar o serviço de policiamento do estado”, explicou.
A segunda-tenente Juliana Pereira Guilherme, primeira colocada do Quadro de Oficiais da Administração, recebeu o Certificado de Conclusão do curso das mãos do governador Wanderlei Barbosa e falou dos desafios da carreira e da importância do curso. “Nós, que estamos há 19 anos na Polícia Militar como soldado, passamos por toda a ascensão hierárquica no quadro de Praça e, hoje, saímos deste quadro e ingressamos no oficialato. É muito emocionante e estou muito grata. Um grande sonho que tinha e hoje eu realizei”, salientou.
O segundo-tenente Pereira da Silva, com mais de 20 anos de carreira, destacou que as promoções são motivo de satisfação e agradeceu o governo do Tocantins. “Depois de mais de 20 anos de carreira, recebi essa promoção de segundo-tenente e agradeço ao governador Wanderlei Barbosa, que sempre tem investido em segurança pública. É muito importante para a minha vida profissional, é um sonho de todos”, comemorou.
A solenidade teve início com a apresentação dos formandos ao governador Wanderlei Barbosa e a execução do Hino Nacional brasileiro pela Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins. Um dos momentos mais esperados foi a entrega das Espadas Brevês e Insígnias aos novos Oficiais pelos padrinhos e madrinhas.
Homenagens
Após o descerramento da placa do Curso Integrado de Habilitação de Oficiais, o governador Wanderlei Barbosa foi homenageado como padrinho da turma. Também foram homenageados o primeiro prefeito de Palmas e pai do governador Wanderlei Barbosa, Fenelon Barbosa, paraninfo; a mãe do governador, Maria Rosa de Castro Sales (in memoriam), na condição de madrinha da turma, que no ato foi representada pela filha, Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas. Também foram homenageados: a senhora Aliane Cesário da Silva Tavares, esposa do segundo-tenente Cleriston Ruslan Tavares dos Santos (in memoriam), que emprestou o nome à turma; o comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa; o chefe do Estado-Maior da PM, Cláudio Thomaz Coelho de Souza; o subchefe do Estado-Maior da PM, Marizon Mendes Marques; a comandante da APMT, coronel Marlene Alves Borges Machado; o coordenador do Curso, Major Franklin Barbosa de Moraes; e o adjunto do coordenador, capitão Geanildo Cesar da Silva.
Fotos: Antônio Gonçalves