Um show que deve marcar a história da região. Sucessos como Tocando em Frente, Chalana e Um Violeiro Toca devem constar no repertório deste grande e talentoso artista, cantor e compositor Almir Sater, que subirá ao palco na abertura do Festival Gastronômico 2023, marcada para o dia 6 de setembro próximo, em Taquaruçu.
O anúncio foi feito pela prefeita da capital, Cínthia Ribeiro Mantoan nesta quinta-feira, 24, em seu perfil no Instagram. Confira o vídeo no final da matéria.
Um pouco da trajetória artística de Almir Sater
Almir Sater nasceu em 14 de novembro de 1956. Seu contato com a cidade grande veio muitos anos depois, quando, já adulto, saiu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e foi para o Rio de Janeiro estudar Direito na Faculdade Cândido Mendes. Mas não levou nem três meses para concluir que não seria advogado. Seu talento era a música. Retornou para Campo Grande e deu o pontapé para a sua carreira. Suas composições refletem o popular e o erudito de maneira ímpar, como nunca se ouviu na MPB.
Lançou pouco mais de uma dezena de álbuns, iniciando sua discografia em 1981. Passou por diversas gravadoras, como Warner Music, Som Livre, Universal, entre outras. Dos lançamentos dos anos 80 e 90 saíram suas músicas mais conhecidas. Os últimos álbuns foram lançados em parceria com o também cantor, compositor e violeiro Renato Teixeira, amigo de longa data, com quem criou, em 1990, um dos maiores clássicos da música sertaneja – Tocando em Frente.
Carreira televisiva
Em 1990, seu desempenho na novela Pantanal, da Rede Manchete, fez aumentar sua publicidade. O grande sucesso o fez voltar à TV em 1991, como protagonista de Ana Raio e Zé Trovão. Almir Sater realiza atuações esporádicas (foram cinco novelas em 32 anos), em papéis que façam conexão com o seu jeito de ser e a sua personalidade musical. Em 1996, estrelou O Rei do Gado, na Rede Globo. Dez anos depois, em 2006, foi a vez de Bicho do Mato, na TV Record.
Recentemente, pôde ser visto no remake de Pantanal, realizado pela Rede Globo, em que interpreta o personagem Eugênio, condutor de uma chalana, que tem um propósito espiritual muito forte, preservando o equilíbrio daquela região. No elenco, também está seu filho, Gabriel Sater, no papel do violeiro Trindade. Na novela, ambos são vistos tocando juntos.
Foto: Divulgação