Em um resultado excepcional, o Internacional venceu o Bolívar, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, por 0 x 1, na noite desta terça-feira, na abertura das quartas-de-final da Copa Libertadores da América. Com o resultado, o Colorado joga pelo empate na semana que vem no Beira-Rio, em Porto Alegre, para chegar na sua sétima semifinal da principal competição de clubes do continente. Já os bolivianos precisarão vencer por dois gols de diferença fora de casa. Eventual vitória por um gol, leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Esta foi a primeira vez que o Inter conseguiu vencer em La Paz, a mais de 3,6 mil metros de altitude. Também é apenas a terceira vez na história que o Bolívar foi derrotado em casa por brasileiros na competição. Neste ano, o time boliviano tinha 100% de aproveitamento na cidade e já havia derrotado o Palmeiras, o Athletico Paranaense e outros dois adversários.
No jogo de hoje, o Inter teve tudo que se precisa para vencer um jogo contra um adversário forte (o atual elenco do Bolívar é muito melhor que outrora) e na altitude: muita precisão na sua principal chance de gol, grande atuação do seu goleiro Sérgio Rochet e sorte em alguns bons ataques bolivianos.
O gol da partida foi marcado pelo equatoriano, Enner Valencia, aos 16 minutos de jogo. Ele recebeu excelente passe de Alan Patrick, partiu em corrida contra o defensor, conseguiu uma vitória pessoal, ajeitou para o pé direito e atirou com perfeição para abrir o placar.
Antes disso, o Bolívar havia chegado com muito perigo, aos 10 minutos de jogo. Chico ficou com uma sobra de cruzamento, disparou uma bomba, a bola desviou e um zagueiro, mas Rochet conseguiu fazer uma defesa extraordinária.
O Bolívar teve outras chegadas com perigo na primeira parte do jogo, mas a defesa do Inter, que nesta noite teve três zagueiros, conseguiu se safar e, quando foi superada, as finalizações do Bolívar não foram na meta ou eram defendidas por Rochet.
Na segunda etapa, o Inter seguiu se defendendo bem e tentava raros ataques. O Bolívar aumentou muito a pressão, mas não conseguia espaços para criar chances claras. Na melhor oportunidade, Ronnie Fernández acertou um cabeceio na trave, completando bom cruzamento da direita.
Forte defensivamente e com atuação segura de Rochet, o Inter conseguiu confirmar a vitória histórica. Ao longo da partida, o Bolívar teve muito mais posse de bola (63% x 37%), superioridade nas finalizações (23 x 6) e nas conclusões certas (5 x 1).
Veja os melhores momentos da partida aqui.
Verdão na quarta-feira
Na quarta-feira, é a vez do Palmeiras enfrentar o Deportivo Pereira, no Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira, na Colômbia. O jogo começa às 21h30 e terá transmissão da TV Anhanguera (Globo) para todo o Tocantins. A ESPN (Star+) também irá transmitir a partida. Ainda na quarta-feira, às 21h30, com transmissão do Paramount+, tem o duelo argentino Boca Juniors x Racing, na Bombonera, em Buenos Aires.
Fluminense no Maracanã na quinta-feira
Na quinta-feira, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Fluminense, em boa fase e na luta pela sua primeira taça continental, recebe o tradicional Olimpia, três vezes campeão do torneio. O jogo terá transmissão do canal por assinatura ESPN (Star+).
Fotos: Ricardo Duarte/Inter