Hortas Comunitárias: comodidade e alimentos frescos com qualidade na mesa

As hortas comunitárias de Palmas normalmente começam bem cedo o atendimento ao público. Às 6 horas da manhã os trabalhadores que cuidam das plantações já estão regando, limpando e cuidando dos seus canteiros; e eles ficam trabalhando nesses estabelecimentos até por volta das 8 horas da manhã.

Desde os primeiros anos da implantação e construção do Plano Diretor Urbanístico de Palmas (PDHP), com destaque especial para as gestões dos prefeito Eduardo Siqueira Campos (1993-1996), Manoel Odir Rocha (1997-2000), Nilmar Gavino Ruiz (2001-2004), centenas de áreas públicas da capital tocantinense foram destinadas às hortas comunitárias, com o objetivo de atender a demanda de alimentos saudáveis e baratos, como folhagens, temperos caseiros, condimentos naturais e plantas medicinais. A presença de uma horta comunitária para a comunidade local, nas quadras do Plano Diretor e nos bairros de Palmas, garante às famílias uma alimentação melhor, criando hábitos saudáveis e, consequentemente, uma qualidade de vida melhor. Além desses benefícios, a horta comunitária também pode ser uma fonte de atividade física, de lazer, renda extra para os permissionários que trabalham dentro desses projetos sociais, além da garatia de vários produtos alimentícios em suas mesas.

Para a população das quadras e bairros onde tem hortas comunitárias o acesso à hortaliças fresquinhas e mais baratas se torna bem mais prático. Na região norte de Palmas, por exemplo, as quadras 303 Norte, 307 Norte, 403, 405 Norte e várias outras tem excelentes hortas, onde os moradores podem comprar couve, alface, cheiro-verde, salsa, cebolinha, rúcula, pimenta, pimentão, pepino, abobrinha, maxixe, quiabo e muitas outras variedades de hortaliças, durante o ano todo. Mas as hortas comunitárias estão presentes em inúmeras quadras de Palmas, ajudando no abastecimento da cidade em termos de hortifrugranjeiros. Para boa parte das donas de casas da capital, comprar direto dos produtores das hortas comunitárias já é um hábito que virou tradição. Muitos comerciantes, como por exemplo donos de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e marmitarias também compram com frequência nas hortas comunitárias.

Em Palmas, as hortas comunitárias normalmente começam bem cedo o atendimento ao público. Às 6 horas da manhã os trabalhadores que cuidam das plantações já estão regando, limpando e cuidando dos seus canteiros; e eles ficam trabalhando nesses estabelecimentos até por volta de 8 horas. depois desse horário eles voltam depois das 17 horas, para fazer a segunda regagem do dia em seus canteiros. É nesse horários que eles atendem os compradores. Os preços das hortaliças são sempre mais acessíveis que os preços nas feiras livres e supermercados, e com a vantagem de o cliente optar em comprar menos quantidade e diversificar os produtos; por exemplo, ele pode comprar R$ 10,00 de hortaliças, e pedir para diversificar os produtos, colocando na sacola cheiro-verde, pimenta, couve, alho poró, pimentão e até alguma plantinha para fazer chá.

FOTOS: Flávio Clark

OUTRAS IMAGENS

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News