Com apoio da torcida, Vasco, Santos e Bahia vencem na luta para sair do fundo da tabela; veja gols

Cartada do Coringa dá vitória agônica ao Flamengo fora de casa; saiba onde assistir jogo em Goiânia que encerra 20ª rodada nesta segunda-feira

Na luta para sair da zona de rebaixamento e do fundo da tabela, Vasco, Santos e Bahia contaram com casas cheias para conseguirem três importantes vitórias neste domingo, 20 de agosto, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já em Curitiba, o meia Gerson foi o responsável por garantir os três pontos para o Flamengo com um golaço de chute de longe aos 49 minutos do segundo tempo.

No Maracanã, apoiado pela imensa maioria dos 53,5 mil presentes, o Vasco da Gama venceu o Atlético Mineiro com gol de Serginho, aos 5 minutos do primeiro tempo, que aproveitou rebote de excelente cabeçada do centroavante Pablo Vegetti. O gol no início deu confiança ao Vasco que, na busca por pontos, está há três partidas sem perder, com duas vitórias nesta sequência.

Pouco depois, Vegetti acertou outra boa cabeçada, mas essa explodiu no travessão e foi embora. O galo também teve algumas boas chegadas, com uma cabeçada livre de Hulk para fora e um chute desviado de Paulinho. Em todo caso, o Vasco terminou o primeiro tempo à frente no placar e com mais volume de jogo.

Na segunda etapa, a bola ficou mais com o Atlético, porém as melhores chances eram cruzmaltinas. A chuva também interferiu no rumo do jogo, danificando muito o gramado e fazendo com que a bola não rolasse com qualidade nos passes rasteiros. O Vasco teve duas boas oportunidades, uma cara a cara com Gabriel Pec, que atirou para fora, e outra com Paulinho (o do time carioca), que cobrou falta no travessão. Já o Galo quase empatou em um chutaço de Hulk aos 45 minutos do segundo tempo. O goleiro Léo Jardim fez grande defesa. Antes, Léo Jardim também havia defendido uma potente cobrança de falta de longe do mesmo Hulk.

Os cariocas terminaram a partida superados na posse de bola (41% x 59%), mas com superioridade nas finalizações (16 x 10), enquanto o Galo acertou mais no alvo (3 x 5). O Vasco agora é o 18º, com 16 pontos e um jogo a menos. O Galo é o 11º com 27 pontos. O jogo marcou a volta da torcida vascaína aos estádios em casa após o fim da punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Uma parábola no final ajuda Santos em virada contra o Grêmio
Também usufruindo do fim da punição imposta pelo STJD, o Santos derrotou, de virada, o Grêmio por 2 x 1 na Vila Belmiro lotada por quase 13 mil pessoas. Mesmo apresentando falhas e problemas na geração de jogadas, o Santos buscou a vitória o tempo todo, tendo mais posse de bola (55% x 45), superioridade nas finalizações (19 x 9) e nas conclusões certas (7 x 3).

No final, o time foi premiado por um lance que juntou esperteza e sorte para conseguir o segundo gol, marcado por Julio Furch, aos 45 minutos do segundo tempo. Antes, Franco Cristaldo abriu o placar, chutando forte no meio do gol, com 1 minuto da etapa final e Marcos Leonardo, em chute cruzado de pé esquerdo, empatou aos 18 minutos.

Depois de um primeiro tempo com poucos lances de perigo e as marcações prevalecendo, os times guardaram tudo para a parte derradeira do jogo. O gol inicial dos gaúchos fez o Santos correr ainda mais em busca de um resultado melhor e, enquanto criava chances, o time também sofria na retaguarda.

Mesmo assim, o empate chega após uma grande arrancada de Soteldo, que encontrou na boa Marcos Leonardo. Como só a vitória interessava, os santistas seguiram na busca do gol. E foi aí o momento em que apareceu a magia da Vila Belmiro. Após cobrança de escanteio do Grêmio, a zaga do Santos rebate, a bola sobe e dá a impressão de que vai sair pela lateral. No entanto, a esférica faz uma parábola, quica no gramado, pega efeito e segue dentro do campo. Esperto, Mendoza aproveita o cochilo da defesa do Grêmio e, em alta velocidade, pega a bola, avança em direção ao gol e rola para Soteldo. O atacante dominou dentro da área e tocou para Julio Furch marcar e virar o jogo na Vila Belmiro: 2 x 1, festa santista!

Momento em que Julio Furch atira, para e vira o jogo para o Santos na Vila Belmiro; Peixe respira no campeonato

O Santos é o 17º com 21 pontos, enquanto o Grêmio, que tem um jogo a menos, está na quinta posição com 33 pontos.

Bahia, eficiente, goleia o Bragantino
Depois de várias partidas com dificuldade para criar e também para converter suas chances, o Bahia apresentou enorme efetividade e converteu em gol quatro das cinco finalizações certas na partida na vitória de 4 x 0 sobre o Bragantino, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, diante de 38,4 mil pessoas. Os dois primeiros gols nasceram de cobranças de escanteio, com Rezende, aproveitando uma sobra dentro da pequena área aos nove minutos, e Victor Hugo, de cabeça, aos 38 minutos.

O Bragantino, em meio à desvantagem, até buscou o jogo, mas, sempre que conseguiu finalizar com qualidade, parou no goleiro Marcos Felipe, que fez sete defesas, sendo três de chutes dentro da área.

No segundo tempo, Vinícius Mignotti, aos 15 minutos, completou excelente jogada de Ademir, em velocidade, pela ponta direita e fez 3 x 0. Thaciano ainda acertou um chute cara a cara na trave e  Cauly, também aproveitando cruzamento da direita, fez 4 x 0, aos 39 minutos.

Jogadores do Bahia agradecem imenso apoio das arquibancadas para a vitória deste domingo

O Bahia teve um pouco menos posse de bola (47% x 53%), mas mostrou equilíbrio nas finalizações (13 x 11) e nas conclusões certas (5 x 7).

Cartada do Coringa aos 49 minutos do segundo tempo
Também afundado na tabela e precisando sair da zona de rebaixamento, o Coritiba foi o único time neste domingo que não aproveitou o apoio da torcida e decepcionou a maioria dos 31,8 mil presentes no Couto Pereira, ao perder por 2 x 3 para o Flamengo.

O jogo foi frenético no primeiro tempo, com Robson, de pênalti, abrindo o placar para o Coxa Branca aos 15 minutos de jogo. Também de pênalti, Gabriel Barbosa (Gabigol) empatou aos 19 minutos. O Flamengo cresceu e, na segunda grande jogada de Bruno Henrique, chegou à virada. O atacante disparou pela ponta esquerda, passou por dois marcadores, cruzou com perfeição para Victor Hugo escorar de cabeça e, também de cabeça, De Arrascaeta virou o jogo.

A partir disso, os dois times criaram muito no primeiro tempo. Gabriel acertou o travessão pelo lado do Flamengo e, pelo Coxa, Matheus Cunha teve que fazer uma grande defesa, impedindo o empate, além  de um possível pênalti em ataque do Coritiba que a arbitragem não entendeu como toque na mão passível de falta. O jogo foi para o intervalo com o placar de 1 x 2 e o Coxa, logo com um minuto do segundo tempo, chegou ao empate com Edu, que completou cruzamento da esquerda, aproveitando falha da dupla de zaga flamenguista.

Diferente do primeiro tempo, o jogo ficou ruim com o empate. Os times quase não conseguiam criar e as boas chegadas não tinham sequência. Quando tudo se encaminhava para o empate, Gerson, o Coringa, saca uma carta do seu arsenal: com muita qualidade, acerta um chutaço de canhota da intermediária e garante a vitória pelo placar de 2 x 3 para o Flamengo.

Gerson vibra com gol nos acréscimos, que garantiu a vitória do Flamengo em Curitiba

Ao longo do jogo, a posse de bola teve ampla superioridade dos visitantes (37% x 63%), enquanto as finalizações foram equilibradas (15 x 17), assim como as conclusões certas (4 x 5). O Flamengo é o terceiro com 35 pontos e o Coritiba penúltimo, com apenas 14 pontos.

Goiás x Furacão na segunda-feira
Nesta segunda-feira, 21 de agosto, no Hailé Pinheiro (Serrinha), com transmissão do Sportv, o Goiás enfrenta o Athletico Paranaense no encerramento da 20ª rodada.

Foto: Daniel Ramalho/Vasco, Maurício Simões/Bahia, Raul Bareta/Santos e Gilvan de Souza/Flamengo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News