Na abertura do returno do Campeonato Brasileiro neste sábado, 19 de agosto, o Palmeiras mostrou que segue com uma campanha firme e está disposto a brigar pelo bicampeonato consecutivo, desde que o líder Botafogo perca terreno ao longo do campeonato. O Verdão venceu de 0 x 2 o Cuiabá, na Arena Pantanal, e foi a 37 pontos, agora 11 pontos atrás dos cariocas.
Os gols da partida foram marcados por Raphael Veiga, de cabeça, aos 31 minutos do primeiro tempo, e por Richard Ríos, aos 21 minutos do segundo tempo, em chutaço no ângulo de fora da área. Durante o jogo, o Dourado teve um pouco mais de passe de bola (53% x 47%), mas foi superado pelos paulistas na quantidade de finalizações (13 x 18) e nas conclusões no alvo (2 x 5).
Mesmo fora de casa, o Verdão foi muito melhor durante toda a partida, criando várias oportunidades de gol logo no início do jogo, a maioria em jogadas aéreas. O Dourado teve uma grande oportunidade com Sobral, aos 28 minutos, mas ele atirou muito longe do gol.
Fora isso, o Palmeiras teve chances com Flaco López, Veiga, Murilo, Jhon Jhon. No segundo tempo, mais Verdão com bola na trave de Veiga, defesa de Walter em arremate de Artur, bola passando do lado da trave de Ríos, até o segundo gol chegar.
A vitória ainda embala o Palmeiras para o duelo contra o Deportivo Pereira, na Colômbia, na próxima quarta-feira. O Cuiabá, com a derrota em casa, permanece com 28 pontos, na nona colocação.
Vitória para aumentar a confiança no Maracanã
Com o apoio de 35,5 mil pessoas no Maracanã, o Fluminense, de virada, venceu o lanterna América por 3 x 1 e chegou a 34 pontos na terceira posição. O resultado ainda aumenta a confiança do Tricolor Carioca para o duelo contra o Olímpia, na próxima quinta-feira, também no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas-de-final da Libertadores.
Todos os gols da partida foram marcados no segundo tempo. Felipe Azevedo abriu o placar para o Coelho aos sete minutos, completando boa jogada pela direita. O Fluminense empatou com John Kennedy, de cabeça, aos 13 minutos, Cano virou aos 20 minutos em chute cruzado de dentro da área e John Arias, aos 44 minutos, fechou o placar em belo chute de fora da área.
Apesar da diferença de 27 pontos na tabela, a partida não foi fácil para o Fluminense. O primeiro tempo, mesmo sem gols, teve oportunidades dos dois lados, sendo a primeira do Coelho com Rodrigo Varanda, que, livre dentro da área, disparou uma bomba, Fábio defendeu parcialmente, Juninho ficou com a sobra sozinho e com o goleiro deslocado, mas chutou para fora.
Os dois times trocaram várias oportunidades; a mais clara do Flu a zaga americana tirou em cima da linha. Pelo lado do Coelho, Mastriani ficou com uma sobra de erro de Fábio e, sem goleiro, atirou para fora. No segundo tempo, o Fluminense fez várias mudanças ofensivas, partiu com tudo para o ataque, mas acabou sofrendo o gol do Coelho logo no início. Mesmo assim, o time não se abateu, seguiu buscando e foi premiado com os seus três gols.
Ao longo do jogo, o Fluminense teve ampla superioridade na posse de bola (73% x 27%), mais finalizações (19 x 13) e conclusões certas (5 x 3).
Líder empata no Morumbi
Equilíbrio nas conclusões, superioridade paulista na posse de bola, grande atuação do goleiro botafoguense Lucas Perri e um 0 x 0 muito movimentado diante de quase 52 mil pessoas no Morumbi. Assim foi São Paulo x Botafogo na tarde deste sábado.
Os donos da casa tiveram muito mais posse de bola (64% x 36%), mas a quantidade de conclusões foi equilibrada (13 x 12), com vantagem paulista nas finalizações certas (4 x 1). A pouca efetividade do Botafogo explica-se porque as suas duas grandes chances cara a cara – uma com Eduardo no primeiro tempo e outra com Luiz Henrique no segundo tempo – foram arrematadas para fora.
Já o São Paulo teve três grandes oportunidades. Todas elas pararam no goleiro Lucas Perri, que teve mais uma grande atuação. O Botafogo chegou a 48 pontos, enquanto o São Paulo é o décimo com 28 pontos.
Inter volta a decepcionar no Beira-Rio
Com apoio de quase todas as 21,3 mil pessoas presentes no Beira-Rio, o Internacional voltou a decepcionar ao perder por 0 x 1 para o Fortaleza, gol de Thiago Galhardo, de pênalti, aos 13 minutos do primeiro tempo.
Durante o jogo, o Inter, que começou a partida com um time quase todo reserva, batalhou muito, teve ampla superioridade de posse de bola (76% x 24%), mais finalizações (19 x 8) e conclusões certas (5 x 3). Contudo, o Colorado apresentou muita dificuldade na criação de boas jogadas e, quando concluiu bem, não teve sorte: acertou duas cobranças de falta na trave no primeiro tempo, uma com Bruno Henrique e outra com Maurício. No final do jogo, ainda teve dois lances de pênaltis que, após revisão do VAR, mas sem chamar o árbitro, não foram assinalados. Em um deles, inclusive, a impressão de duas faltas seguidas da defesa do Fortaleza.
Com o resultado, o Inter chega a oito jogos sem ganhar pelo Campeonato Brasileiro e, ainda, vai com essa preocupação para enfrentar o Bolívar e a altitude de La Paz pela Libertadores na terça-feira.
Empate amargo para o Cruzeiro e doce para o Corinthians
No Mineirão com 36,2 mil pessoas, Cruzeiro e Corinthians empataram pelo placar de 1 x 1, em um resultado muito amargo para os celestes e festivo para o Timão. O Cruzeiro foi muito melhor durante quase todo o jogo, teve muito mais chegadas de perigo, finalizou 19 vezes contra cinco dos paulistas e acertou muito mais no alvo (8 x 2), com a posse de bola sendo um pouco maior para os visitantes (46% x 54%).
O Cruzeiro abriu o placar com Rafael Elias, o Papagaio, aos 45 minutos do primeiro tempo, em uma grande jogada coletiva de transição do time azul. O Corinthians empatou aos 53 minutos da segunda etapa, quando a torcida azul já fazia a festa por voltar a vencer no campeonato, O gol foi marcado por Gustavo Mosquito, de cabeça, que aproveitou excelente jogada de linha de fundo de Ángel Romero.
O resultado é para lamentar muito para o Cruzeiro, que, no começo, aos 50 minutos do segundo tempo, teve uma oportunidade muito clara para ampliar o placar com Robert, que, cara a cara com Cássio, atirou no travessão. Muito antes, aos 13 minutos, o Cruzeiro também perdeu uma oportunidade de ouro para fazer 2 x 0: levantamento na área, Castán cabeceia e Cássio faz grande defesa. No rebote, Papagaio, com gol livre, não consegue concluir no gol após se atirar na bola.
O Cruzeiro completou seis jogos sem vitórias pelo Brasileirão e foi a 25 pontos, na 12ª colocação. O Corinthians, que tem um jogo a menos, é o 13º com 24 pontos.
Domingo de Vasco no Maracanã e Flamengo na TV aberta
Depois de vencer batalhas na justiça, o Vasco da Gama conseguiu confirmar a partida contra o Atlético Mineiro, no domingo, 20 de agosto, às 11 horas, para o Maracanã. Será o retorno da torcida do Vasco a um estádio em casa, pois o clube estava punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O jogo é exclusivo do Premiere.
Às 16 horas, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o Tocantins, o Coritiba recebe o Flamengo, no Couto Pereira. No mesmo horário, ainda tem Santos x Grêmio, na Vila Belmiro lotada (também será o retorno da torcida do Santos ao estádio), e Bahia x Bragantino, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Esses dois jogos são exclusivos do Premiere para o Tocantins.
Goiás x Furacão na segunda-feira
Na segunda-feira, 21 de agosto, no Hailé Pinheiro (Serrinha), com transmissão do Sportv, o Goiás enfrenta o Athletico Paranaense.
Confira os gols e melhores momentos das cinco partidas:
São Paulo 0 x 0 Botafogo
Internacional 0 x 1 Fortaleza
Fluminense 3 x 1 América
Cuiabá 0 x 2 Palmeiras
Cruzeiro 1 x 1 Corinthians
Fotos: Cesar Greco/Palmeiras, Mateus Lofit/Fortaleza e Marcelo Gonçalves/Fluminense