Com apoio da grande maioria dos 38,5 mil presentes no Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras conseguiu um gol salvador de Flaco López aos 51 minutos do segundo tempo para vencer o Cruzeiro por 1 x 0 na noite desta segunda-feira, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Verdão voltou para a segunda colocação com 34 pontos – 13 atrás do líder Botafogo e um a mais que o terceiro colocado Grêmio, que tem uma partida a menos. Já o Cruzeiro é o 12º com 24 pontos.
O jogo foi bastante equilibrado, com algumas boas chegadas dos dois times, mas poucas chances de gol. O Palmeiras teve um pouco mais de posse de bola (53% x 47%), enquanto o Cruzeiro ficou com pequenas vantagens nas finalizações (12 x 13) e nas conclusões certas (4 x 5). Depois de um primeiro tempo onde os times tiveram tentativas de fora da área, as melhores chegadas aconteceram na etapa final.
Aos 6 minutos, Artur, sozinho, quase na risca da pequena área escorou para fora um lindo cruzamento de Raphael Veiga, desperdiçando grande chance de marcar o primeiro palmeirense. Aos 26 minutos, Wesley foi lançado, ficou cara a cara com o goleiro Marcelo Lomba, mas atirou para fora, perdendo oportunidade de ouro para colocar os visitantes na frente. O lance custaria muito caro para o time azul (que nesta segunda-feira foi a campo de branco). O Palmeiras respondeu poucos minutos depois em uma arrancada de Luiz Guilherme que correu cerca de 60 metros do campo de defesa até a entrada da área, onde atirou de canhota em arremate que passou muito perto do gol.
No final dos acréscimos, o golpe mortal chegou. Raphael Veiga cobrou falta da intermediária direita do ataque, Flaco López, que havia entrado no segundo tempo, apareceu por trás da marcação e desviou para o fundo do gol: 1 x 0.
Veja melhores momentos de Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro
Bragantino e Vasco empatam
Pouco mais de 5,5 mil pessoas no Nabizão, em Bragança Paulista, viram Bragantino e Vasco da Gama empatarem pelo placar de 1 x 1. Com o resultado, o time da Red Bull perdeu a chance de ingressar no G4, ficando na quinta colocação com 32 pontos. Já o Vasco, que tenta uma recuperação para sair da zona de rebaixamento, é o penúltimo com 13 pontos.
A partida teve dois tempos muito distintos. Na primeira etapa, quando os gols foram marcados, houve bastante equilíbrio, com o Vasco fazendo boa partida e levando perigo aos paulistas. No segundo tempo, superioridade total do Bragantino, que teve muitas chegadas, criou alguns lances perigosos, mas não conseguiu marcar, sobretudo porque grande parte das finalizações não foram no alvo.
De pênalti, Pablo Vegetti, aos 32 minutos, abriu o placar para o cruzmaltino. Gustavinho, aos 53 minutos (houve muito acréscimo por causa da revisão do VAR durante a partida), aproveitou um rebote de cobrança de escanteio e empatou em chute de bate-pronto.
A superioridade do Bragantino no segundo tempo fez o time ter muito mais posse de bola (64% x 36%), ampla superioridade nas finalizações (24 x 8) e mais conclusões certas (7 x 4).
Veja melhores momentos de Bragantino 1 x 1 Vasco da Gama
Fechamento da rodada
A 19ª rodada só termina na terça-feira, 15 de agosto, com Athletico Paranaense x Cuiabá, partida que, pela televisão, terá transmissão apenas do TNT; é possível ver ainda nos streamings pagos da CazéTV e da Furacão Live.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras