Grêmio vence Flu de virada e Flamengo só empata com reservas do São Paulo; veja gols

Rodada teve vitórias de Corinthians, Galo, Goiás e massacre do Fortaleza; saiba horários e onde assistir os dois confrontos desta segunda-feira.

Após três jogos sem vitórias pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu, no domingo, 13 de agosto, o Fluminense de virada, pelo placar de 2 x 1, e está na segunda colocação com 33 pontos e uma partida a menos. Disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, diante de 38,7 mil pessoas, o jogo foi muito equilibrado e teve todos os seus gols marcados no primeiro tempo. O Fluminense é o quarto com 31 pontos.

O Fluminense começou muito melhor e, logo de cara, exigiu três grandes defesas do goleiro Gabriel Grando, escolhido melhor jogador em campo pela transmissão da TV Globo. Aos 19 minutos, não teve jeito, Keno fez grande jogada pela esquerda e rolou para Cano abrir o placar: 0 x 1.

O Grêmio, então, mudou e começou a atacar mais e, aos 25 minutos, Luis Suárez deixou Bitello na cara do gol, que atirou com perfeição: 1 x 1. O Grêmio seguiu atacando, enquanto o Flu tentava o contra-ataque. Aos 45 minutos, Fábio passou para Ferreira dentro da área, ele corta e, mesmo em uma posição difícil, consegue um bom chute cruzado para virar o jogo: 2 x 1.

No segundo tempo, o jogo foi extremamente travado, com algumas chegadas de perigo de lado a lado, um gol anulado para cada time e, aos 55 minutos do segundo tempo, polêmica: o zagueiro Nino foi pisado dentro da área, de forma involuntária, por Rodrigo Ely com a bola em jogo e o Fluminense dentro do ataque. O Fluminense reclamou muito, pressionou, mas o árbitro não foi ver o lance de possível penalidade no VAR e encerrou o jogo para festa dos jogadores e da torcida gremista.

Durante o jogo, o Fluminense teve muito mais posse de bola (28% x 72%), mais finalizações (13 x 19) e mais conclusões certas (5 x 7).

Flamengo só empata com os reservas do São Paulo
Com 62 mil pessoas no Maracanã, o Flamengo apenas conseguiu um empate polêmico com o São Paulo praticamente reserva (o Tricolor Paulista poupou os jogadores para a segunda semifinal da Copa do Brasil na próxima quarta-feira), em um gol de pênalti, nos acréscimos, que não teve a condição de possível impedimento no início da jogada, revisada corretamente.

Lucas marcou para o São Paulo em belo chute rasteiro da entrada da área aos 38 minutos do primeiro tempo, após receber a bola de Allan Franco. Antes disso, o jogo praticamente não teve qualquer chegada com perigo e o controle da posse pelo Rubro-negro não servia para muita coisa.

Após o gol paulista, o Flamengo melhorou e tentou buscar o empate. Porém, bom lance de ataque valendo, mesmo, só um chute de Gabriel, que o goleiro Jandrei defendeu.

No segundo tempo, apesar de deixar muitos espaços, o Flamengo tratou de atacar como podia: teve chute de fora da área de Gerson, de Allan e uma tirada espetacular de Alan Franco, na hora em que Pedro podia empatar. O Flamengo, contudo, correu risco e quase levou o segundo no contra-ataque com Wellington Rato, que, pressionado, finalizou mal na hora que iria ficar cara a cara com o goleiro. Aos 44 minutos, a torcida do Flamengo já cantava “time sem vergonha” contra os próprios jogadores. O clima no Maracanã, inclusive, já estava contaminado pela eliminação do time na Libertadores no meio da semana.

Aos 47 minutos, Luiz Araújo foi derrubado por Michel Araújo e a arbitragem marcou pênalti. No entanto, o lance inicial pode ter tido impedimento (na imagem da TV isso pareceu claro), mas a revisão foi muito rápida e a penalidade confirmada. Pedro atirou e guardou: 1 x 1.

A torcida mudou a postura e passou a empurrar o Flamengo nos momentos finais dos acréscimos, o time até tentou buscar o ataque, mas não conseguiu construir nada de relevante para virar o jogo.

O Flamengo terminou a partida com superioridade na posse de bola (54% x 46%), nas finalizações (19 x 8) e nas conclusões certas (7 x 1).

O Rubro-negro está na terceira posição com 32 pontos e o São Paulo é o nono, com 27 pontos.

Atlético vence na despedida do “Mineirão”
Depois de dez jogos sem vencer por todas as competições, sendo oito deles pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro chegou ao segundo triunfo consecutivo, ao derrotar o Bahia por 1 x 0, em partida disputada na manhã de domingo no Mineirão, diante de 29,5 mil pessoas. O jogo deve ter marcado a despedida do Galo como mandante no estádio, pois o novo estádio do clube, a MRV Arena, está prestes a ser inaugurado. Além disso, a vitória serve de consolo para a eliminação na Libertadores no meio de semana.

Atacante Paulinho vibra com gol que garantiu segunda vitória seguida pelo Brasileirão para o Galo

Com uma estratégia de ataque de transição rápida e menos volume de jogo, Galo foi melhor nos dois tempos, mesmo com o primeiro tendo um pouco mais de equilíbrio. O gol foi marcado por Paulinho, aos quatro minutos da etapa final, após boa jogada em velocidade e passe espetacular de Hulk. Embora tenha criado muito mais chances de perigo, o Galo teve menos posse de bola (39% x 61%), inferioridade nas finalizações (11 x 14) e nas conclusões certas (4 x 5).

O Atlético Mineiro subiu para 27 pontos e agora está na décima posição. O Bahia é o 16º, com 18 pontos.

Timão vence mais uma em casa
Apoiado pela imensa maioria dos quase 41,2 mil presentes na Neo Química Arena, o Corinthians venceu, de virada, o Coritiba por 3 x 1 e foi a 23 pontos, na 14ª colocação e com um jogo a menos por fazer. O Coxa segue muito mal na zona de rebaixamento e é o 18º com apenas 14 pontos.

O Corinthians foi melhor na maior parte do jogo e, nos momentos em que passou dificuldade, viu o goleiro Cássio se destacando e impedindo um 0 x 2 momentâneo e um possível gol de empate do Coritiba quando estava 2 x 1. Murilo, em gol contra após escanteio, abriu o placar para o Coritiba aos 28 minutos de partida.

Zagueiro Gil marcou o gol de empate, que abriu caminho para a reação do Timão na partida

No segundo tempo, Gil, aos seis minutos, Yuri Albelto, aos nove minutos, e Wesley, aos 22 minutos, marcaram para o Timão. Os paulistas, comandados por Vanderlei Luxemburgo, tiveram mais posse de bola (54% x 46%), superioridade nas finalizações (17 x 12) e nas conclusões certas (9 x 4).

Fortaleza atropela Santos no Castelão
A grande maioria dos 32,3 mil presentes no Castelão, na capital cearense, saiu amplamente satisfeita do estádio com a goleada do Fortaleza de 4 x 0 sobre o Santos. Todos os gols aconteceram no segundo tempo, mas o Leão do Pici foi melhor que o Peixe, 17º e primeiro da zona de rebaixamento com 18 pontos, nas duas etapas da partida.

Os gols foram marcados pelo argentino Imanol Machuca, aos 13 minutos, João Basso contra aos 35, Caio Alexandre aos 38 e Bruno Pacheco no primeiro minuto dos acréscimos.

Imanol Machuca abre o placar para o Fortaleza e corre para a comemoração

O Fortaleza teve mais posse de bola (55% x 45%), muita superioridade nas finalizações (25 x 9) e nas conclusões certas (9 x 3).

Na bola aérea, Goiás vence lanterna
Com um gol de cabeça de Lucas Halter, após cobrança de escanteio aos 34 minutos de jogo, o Goiás conseguiu uma importante vitória de 0 x 1 contra o América, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

O Coelho finalizou mais na partida (15 x 9), mas o jogo teve poucas conclusões certas (3 x 2). A posse de bola foi amplamente superior para os donos da casa (67% x 33%). Isso, porém, não se traduziu em chances reais de gol.

Lucas Halter comemora gol que garantiu os três pontos para o Esmeraldino, em Minas Gerais

Com o resultado, o Esmeraldino chegou aos 22 pontos, na 15ª colocação, quatro a mais que o Santos, primeiro clube na linha de rebaixamento. Já o América é lanterna com apenas dez pontos.

Mais dois na jogos na segunda-feira
Na segunda-feira, 14 de agosto, mais duas partidas: Palmeiras x Cruzeiro, às 19 horas, no Allianz Parque, em São Paulo, e Bragantino x Vasco da Gama, às 21 horas, no Nabizão, em Bragança Paulista. O confronto entre o time da Red Bull e o cruzmaltino terá transmissão do Sportv. O outro poderá ser visto apenas no Premiere.

Fechamento da rodada
Não para por aí. A 19ª rodada só termina na terça-feira, 15 de agosto, com Athletico Paranaense x Cuiabá, partida que, pela televisão, terá transmissão apenas do TNT; é possível ver ainda nos streamings pagos da CazéTV e da Furacão Live.

Melhores momentos das partidas de domingo, 13 de agosto
Atlético Mineiro 1 x 0 Bahia
Grêmio 2 x 1 Fluminense
Flamengo 1 x 1 São Paulo
América 0 x 1 Goiás
Corinthians 3 x 1 Coritiba
Fortaleza 4 x 0 Santos

Fotos: Lucas Uebel/Grêmio, Rodrigo Coca/Corinthians, Assessoria Atlético Mineiro, Assessoria Goiás e Leonardo Moreira/Fortaleza

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News