O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, 13. A busca dos filhos por presentes já começou e, para o consumidor que optou por presentear seu pai, a maior variação encontrada nos produtos está acima de 79%.
A pesquisa foi realizada nessa segunda e na terça-feira, 7 e 8, em seis estabelecimentos de Palmas. Ao todo, 60 produtos foram pesquisados: cervejeira, adega de vinhos, cafeteira, notebook, aspirador de pó, cadeira para escritório, máquina de cortar cabelo, aparador de pelos, churrasqueira elétrica, dentre outros.
Para o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, a pesquisa demonstra a importância de o consumidor pesquisar previamente para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra. “O consumo consciente é importante para qualquer compra, seja em datas comemorativas ou na rotina diária. Sempre destacamos que o consumidor informado não é enganado; por isso, temos intensificado nossas ações de orientação a todos os públicos”, ressalta o gestor.
Pesquisa
Os produtos que apresentaram maior variação de preços foram o barbeador elétrico com aquatouch seco e molhado – comercializado entre R$279,00 e R$499,90 – e sapato social, vendido entre R$99,90 e R$179,00. A variação desses dois itens foi de 79,18%.
Em seguida, vem a smart TV55, vendida entre R$2.699,00 e R$4.199,00. Variação de 55,58%.
A terceira maior variação foi encontrada na cueca boxer (50,70%), que apresenta preços entre R$19,90 e R$29,99.
Importante
Vale ressaltar que as variações constatadas são referentes aos dias em que foi realizada a pesquisa; por essa razão, é importante que o consumidor esteja atento às possíveis mudanças nos preços dos produtos listados, inclusive por ocasião de descontos e promoções.
O consumidor também deve ficar atento à política de troca da loja. Pelo Código de Defesa do Consumidor, a troca é obrigatória em caso de defeito do produto: 30 dias para os não duráveis e 90 dias para os duráveis.
Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve estar atento ao seguinte: teste de funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento; verificação da existência de manual de instruções em nosso idioma; e relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.
Denuncie
O Procon Tocantins ressalta que o consumidor deve realizar a denúncia sempre que encontrar algo errado, por meio do Disque 151 ou Whats Denúncia 99216-6840.
O órgão de Defesa do Consumidor orienta o consumidor para que, no momento da compra, preste atenção se os produtos estão com o preço exposto de maneira clara e visível, como valor do total à vista ou das parcelas. “No caso de compras pela internet, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de sete dias a partir do recebimento do produto. Não receba o produto sem antes fazer uma avaliação do que foi entregue”, ressalta o diretor de fiscalização, Magno Silva.
O diretor lembra ainda que a nota fiscal ou o cupom fiscal devem ser exigidos na hora da compra, pois são fundamentais para formalizar possíveis reclamações ou denúncias.
Foto: Secom/TO