Com o apoio da grande maioria das 40,5 mil pessoas presentes no Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras empatou pelo placar de 0 x 0 com o Atlético Mineiro, na noite de quarta-feira, 9 de agosto, eliminou o rival e avançou para as quartas-de-final da Copa Libertadores. Agora, o Verdão vai enfrentar o Deportivo Pereira, da Colômbia, grande surpresa da competição, que eliminou o Independiente del Valle, atual campeão da Sul-Americana.
Na partida dessa quarta-feira, os paulistas, que entraram em campo com vantagem pela vitória de 0 x 1 em Belo Horizonte na semana passada, foram muito melhores durante quase todo o tempo, desperdiçando várias chances, o que acabou deixando o Galo vivo: um gol levaria o confronto para os pênaltis. Contudo, o gol não chegou para qualquer um dos lados, garantindo a festa palmeirense. É o terceiro ano seguido que o Palmeiras elimina o Atlético na competição continental.
Durante o jogo, o Palmeiras teve menos posse de bola (44% x 56%), mas muita superioridade nas finalizações (19 x 7) e nas conclusões certas (7 x 0). No primeiro tempo, logo aos 16 minutos, Dudu cruzou com perfeição para Gustavo Goméz cabecear, Everson fez grande defesa, Artur ficou com o rebote, limpou a marcação na risca da pequena área e atirou do lado da trave. Aos 30, outra jogada bem perigosa do Palmeiras, com o cabeceio de Dudu passando à direita da trave.
Aos 35, Artur é lançado em profundidade, fica cara a cara com o goleiro, perde um pouco de tempo ao levar a bola para o pé esquerdo e chuta mal, em cima de Everson.
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Palmeiras seguiu perdendo ataques importantes, enquanto o Atlético tentava esboçar alguma reação. Aos 25 minutos, um susto para os verdes. A bola toca na mão de Gabriel Menino dentro da área, em ação totalmente involuntária. O Atlético reclamou muito, mas o pênalti acabou não sendo assinalado. O detalhe é que se bola não batesse na mão do palmeirense, sobraria para Hulk de frente para o gol e com chances reais de marcar. Cinco minutos depois, Edenílson acerta um lançamento espetacular para Paulinho, que dribla o goleiro palmeirense Weverton, mas atira para fora. Foi a única grande chance atleticana durante toda a partida.
O Palmeiras ainda teve outras chegadas; Piquerez acertou uma cobrança de falta na trave, mas o placar zerado prevaleceu.
Confira os melhores momentos da partida aqui.
Flamengo em campo nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 10 de agosto, é a vez do Flamengo, que tenta se classificar em duelo contra o também tricampeão da América Olimpia. Confira abaixo as informações do jogo:
21h – Olímpia (0) x (1) Flamengo – Defensores del Chaco, Assunção
O Rubro-negro joga pelo empate para seguir na competição. Derrota por um gol de diferença decide a vaga nos pênaltis.
Onde assistir: ESPN (Star+)
Foto: César Greco/Palmeiras