Remontada! Inter vence e elimina River após 9 x 8 nos pênaltis; Fluminense também passa

Veja lances da noite que ainda teve eliminação do Furacão; saiba onde assistir decisão entre Verdão e Galo nesta quarta-feira.

Emoção até o último segundo da disputa, vitória heroica com muita luta, gol no fim do River Plate para levar a decisão para os pênaltis, muitas cobranças com precisão, escorregão com dois toques em arremate argentino, chute do Inter que era para ser decisivo batendo na trave, troca de gol após 18 cobranças e classificação colorada para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América. Esse seria o resumo simples da classificação do Internacional, que venceu o River Plate por 2 x 1 no tempo normal e 9 x 8 nos pênaltis na noite de terça, 8 de agosto, no Beira-Rio, em Porto Alegre, diante de quase 50,5 mil pessoas.

O jogo, porém, foi bem mais do que os números. Em desvantagem por perder a primeira partida por 2 x 1 no Monumental Nuñez, o Inter, que não vencia há sete partidas, mas já estava mostrando uma postura diferente nos últimos quatro jogos, sabia que precisava ganhar e lutou muito desde o início. Antes do confronto, inclusive, a torcida colorada preparou uma imensa festa, desde a chegada do ônibus da delegação ao estádio, com o “ruas de fogo” (recepção com show de cantorias e fogos de artifício), até a bola começar a rolar e inclusive durante a partida.

No primeiro tempo, o Colorado foi melhor e teve duas chances claras para marcar de frente com o goleiro Armani. A primeira, com Alan Patrick, que atirou para a fora, e a segunda, com Enner Valencia, que teve grande defesa do guarda-meta argentino. Nas duas, a arbitragem, erradamente, assinalou impedimento, mas, caso entrassem, o VAR validaria os gols.

Enner Valencia ainda deu um chute muito perigoso perto da trave e Bustos, em bela jogada pela direita, foi derrubado dentro da área, em pênalti não assinalado. O Inter protestou muito, o árbitro esperou a revisão do VAR, mas não foi chamado para ver o vídeo.

Mesmo atuando bem, nada de a bola entrar para os vermelhos do Rio Grande do Sul e, pelas chances desperdiçadas, parecia que mais uma vez a sorte iria negar o resultado positivo ao Inter.

No segundo tempo, o Inter seguiu no ataque, mesmo dando um pouquinho mais de espaço ao River Plate, atual campeão argentino e outrora um dos principais favoritos ao título da Libertadores 2023. Com um pouco mais de posse e buscando o ataque, o Inter tinha dificuldades para encontrar espaço, mas nunca desistia.

Aos 25 minutos, o prêmio chegou. Escanteio da ponta direita, Jhonny desvia no primeiro pau e Gabriel Mercado, em uma cabeçada fulminante, abre o placar em bola que bateu no travessão e entrou: 1 x 0.

Ainda mais inflamada com o gol, a torcida do Inter cresceu e o técnico promoveu duas mudanças ofensivas querendo matar a série no tempo normal e garantir a classificação, com os ingressos de Pedro Henrique e Luiz Adriano. Três minutos depois do primeiro gol, Enner Valencia é lançado pela esquerda, faz grande jogada individual e é derrubado quase no bico da área. Alan Patrick cobra e, desta vez, a sorte favoreceu o Colorado, batendo na barreira e entrando: 2 x 0, placar necessário para a classificação.

O Inter era superior no segundo tempo, tanto que aos 40 minutos havia finalizado oito vezes contra apenas uma do River. Entretanto, o adversário, casca grossa, reagiu e, em escanteio da ponta direita, Nacho Fernández desvia na primeira trave e Robert Rojas completa para o fundo da rede: 2 x 1, aos 45 minutos do segundo tempo, placar que levaria para os pênaltis. Nos acréscimos, o Inter sentiu o gol, o River cresceu, tendo um bom chute de fora da área de Béltran defendido por Rochet no canto direito. Antes, Igor Gomes ainda falhou feio, mas Gabriel Mercado, em ação defensiva espetacular, impediu a finalização dos argentinos.

A decisão foi para os pênaltis. Foram 20 cobranças, dez para cada lado. Na sexta do River, Solari escorrega, converte, mas toca duas vezes na bola, o que anula o gol. De Pena, que também escorregou com duplo toque na bola na eliminação colorada contra o América, MG, pela Copa do Brasil, atira no poste e desperdiça a chance de o Colorado avançar. As cobranças alternadas seguiam até Igor Gomes converter o 18º tiro. Com empate de 8 x 8 e a marca do pênalti completamente destruída, a arbitragem decidiu trocar a goleira das cobranças do lado esquerdo do Beira-Rio para o lado direito. O River protestou, mas não teve jeito.

Na primeira cobrança do novo lado, Robert Rojas atirou e a bola explodiu no travessão. O goleiro colorado Sérgio Rochet pegou a bola e foi para 20ª cobrança da disputa: gol e classificação colorada.

Goleiro Sérgio Rochet acerta 20ª cobrança da decisão, classificando o Internacional para a próxima fase

Ao longo da partida, o Inter teve mais posse de bola (55% x 45%), superioridade nas finalizações (12 x 8) e houve empate nas conclusões certas (3 x 3). Agora, nas quartas-de-final, o Inter enfrentará o Bolívar, que eliminou o Athletico Paranaense.

Melhores momentos da classificação do Inter aqui.

Com dois gols no final, Fluminense elimina Argentinos Juniors
Com muito mais dificuldade do que o previsto inicialmente, o Fluminense conseguiu vencer o Argentinos Juniors por 2 x 0, para delírio da grande maioria dos 61,4 mil presentes no Maracanã, e se classificou para as quartas-de-final. Com o 1 x 1 do jogo de ida em Buenos Aires, quem vencesse nessa terça passaria de fase.

Os dois gols do Tricolor Carioca foram marcados no final da partida – o primeiro em um chutaço de dentro da área de Samuel Xavier, aos 41 minutos da etapa final, e o segundo de Jhon Kennedy em lindo contra-ataque aos 52 minutos. Samuel Xavier, inclusive, é o herói do confronto, pois ele já havia empatado o primeiro jogo em Buenos Aires, em excelente tiro de fora da área, há poucos minutos do fim da partida.

Herói: Samuel Xavier fez golaços no Rio e na Argentina, ajudando o Fluminense a avançar na Libertadores

A partida não teve muitas chances de gols, com o Argentinos Juniors se defendendo bem na maior parte do tempo. Os espaços eram escassos, mas o Fluminense sempre buscou mais o jogo com mais posse de bola (67% x 33), superioridade nas finalizações (8 x 5) e sem os argentinos acertarem qualquer bola no alvo (5 x 0).

Agora, o Fluminense enfrenta o vencedor da série entre Flamengo e Olímpia. O Rubro-negro venceu a primeira partida por 1 x 0 no Maracanã e, na quinta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção, acontece o jogo de volta.

Melhores momentos da classificação do Fluminense aqui.

Furacão consegue empatar placar agregado, mas é eliminado nos pênaltis
Com apoio de quase 32 mil pessoas na Ligga Arena, em Curitiba, o Athletico Paranaense, vice-campeão em 2022, venceu o Bolívar por 2 x 0, empatou o placar agregado em 3 x 3, mas perdeu nos pênaltis por 4 x 5 e foi eliminado da Copa Libertadores.

O Furacão jogou no ataque desde o primeiro tempo e marcou com Fernandinho, de pênalti aos 31 minutos da etapa inicial, e com Vítor Roque, aos 22 minutos da etapa final. O uruguaio Canobio foi o grande destaque da partida, sofrendo o pênalti do primeiro gol, sendo autor da assistência para o segundo e acertando a trave perto do final, em lance que poderia decidir a classificação.

Na decisão por pênaltis, todos os cobradores acertaram, até Thiago Heleno, na décima cobrança e quinta do Furacão, acertar o poste para a festa dos bolivianos no Paraná.

Os paranaenses tiveram mais posse de bola (66% x 34%) e superioridade nas finalizações (18 x 12), em partida de poucas conclusões certas (3 x 1).

Melhores momentos da classificação do Bolívar aqui.

Confira as próximas partidas dos brasileiros nesta semana, o que cada time precisa e onde assistir:

Quarta-feira, 9 de agosto
21h30 – Palmeiras (1) x (0) Atlético Mineiro – Allianz Parque, São Paulo

O Verdão joga em casa e com a vantagem de poder empatar. O Galo só passa no tempo normal se ganhar por dois ou mais gols de vantagem. Vitória por um gol leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Onde assistir: Globo (TV Anhanguera) e streaming Paramount+

Quinta-feira, 10 de agosto
21h00 – Olímpia (0) x (1) Flamengo – Defensores del Chaco, Assunção

O Rubro-negro joga pelo empate para seguir na competição. Derrota por um gol de diferença decide a vaga nos pênaltis.
Onde assistir: ESPN (Star+)

Fotos: Ricardo Duarte/Inter e Marcelo Gonçalves/Fluminense

 

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News