Fluminense e Goiás obtêm vitórias importantes para avançar na tabela; veja lances

Rodada ainda teve dois empates com gols nos momentos finais; confira horários e onde assistir as seis partidas de domingo.

Em duelo da parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 2 x 1 na noite deste sábado, 5 de agosto, em partida válida pela 18ª rodada da competição. O resultado foi fundamental para o Fluminense ingressar no G4 do Brasileirão e ultrapassar o rival paulista. Agora, o Tricolor Carioca está na terceira posição com 31 pontos, mesmo número do Palmeiras, quarto colocado, mas na frente no número de vitórias – primeiro critério de desempate.

Por causa dos confrontos decisivos da Libertadores na próxima semana, os dois times pouparam alguns jogadores, mas foram a campo com a grande maioria dos seus titulares. O jogo começou com o Palmeiras mais perigoso, fazendo dois bons ataques logo no início, mas falhando nas finalizações. Depois disso, aos 15 minutos, Arias faz grande jogada, passa para John Kennedy que é derrubado dentro da área por Luan. Pênalti que Arias cobra e converte: 1 x 0.

O gol não afetou o Palmeiras, que seguiu tentando o ataque e quase conseguiu o empate aos 24 minutos, em boa cabeçada de Luan, que passou raspando; aos 30, em chute forte de Breno, defendido por Fábio, e aos 40, em jogada coletiva dentro da área, ninguém conseguiu completar, fazendo o gol. Além das chegadas, o Palmeiras tinha muito mais a bola no ataque, ganhava as divididas e encurralava o Flu contra o seu próprio gol. Porém, o empate não chegou até o final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o panorama mudou. Os dois times tiveram mais jogadas de ataque e o domínio do Verdão não existiu mais. Em ataque fulminante aos 14 minutos, Arias fica na cara do gol, tenta por cobertura, Weverton defende magistralmente, mas no rebote John Kennedy completa para as redes: 2 x 0.

Momento em que John Kennedy atira para marcar o segundo gol do Fluminense na partida

Os dois times seguiram trocando ataques, mas com o Fluminense tendo algumas oportunidades boas para ampliar o placar desperdiçado. Após uma confusão, Lelê e Weverton levaram amarelo aos 44 minutos. O atacante do Fluminense já tinha cartão e acabou expulso. Com um a mais, o Palmeiras foi para o abafa nos seis minutos de acréscimos, forçou Fábio a fazer uma grande defesa e conseguiu descontar, já no último minuto, com Gustavo Gómez de cabeça. Contudo, não houve qualquer tempo para buscar o empate.

O Fluminense foi superior na posse de bola (56% x 44%), finalizou muito menos (10 x 18), enquanto ambos os times empataram nas conclusões no alvo (5 x 5).

Esmeraldino vence mais uma e vai a 19 pontos
Apoiado por quase 8,4 mil pessoas no Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, o Goiás venceu o Fortaleza por 1 x 0, gol contra do Tobias Figueiredo aos oito minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Esmeraldino confirma a campanha de recuperação (quatro partidas sem perder pelo Campeonato Brasileiro), foi a 19 pontos, na 15ª posição, e se afasta um pouco da zona de rebaixamento. Já o Fortaleza, 12º com 23 pontos, completou a quarta derrota consecutiva pelo Brasileirão.

A partida teve muito equilíbrio no primeiro tempo, mas com os cearenses sendo levemente superiores e tendo a única chance real do jogo, com Pikachu aos 22 minutos, cara a cara com o goleiro Tadeu, que abafou bem a tentativa de chute e no rebote a defesa do Goiás conseguiu tirar. Além disso, os dois times tiveram algumas outras chegadas interessantes, porém sem conclusões.

Durante todo o jogo, o goleiro Tadeu foi muito seguro e defendeu as seis finalizações que foram no alvo – todas dentro da área. No segundo tempo, o Goiás monta uma boa jogada pela esquerda, a bola fica para Morelli, que, dentro da área, tenta cruzar para Mateus Babi, mas Tobias intercepta de forma errônea e põe a bola de mansinho contra o próprio gol, tirando qualquer chance de reação do goleiro João Ricardo: 1 x 0.

Muita luta durante a partida; Goiás conseguiu a vitória com gol contra

A partir disso, o Goiás foi muito superior, sempre se aproveitando dos contra-ataques. Os verdes chegaram a ter dois gols anulados após chamadas do VAR – um por impedimento e outro por falta no início da jogada e ainda carimbaram a trave do Fortaleza no final dos acréscimos.

Embora tenha criado as melhores oportunidades ao longo de toda a partida, o Goiás teve menos posse de bola (36% x 64%), finalizações (9 x 12) e conclusões certas (3 x 6).

Com gol aos 54 minutos do segundo tempo, Inter empata com o Corinthians
Com a necessidade urgente de vitória, mas precisando guardar energia para a partida contra o River Plate na terça-feira, 8 de agosto, o Internacional começou a partida contra o Corinthians, no Beira-Rio, com 22,6 mil pessoas, com oito reservas, mas foi lançando titulares a campo ao longo da partida. No final, um empate por 2 x 2, que mantém a excelente sequência de nove partidas sem perder do Timão, comandado por Vanderlei Luxemburgo, bem como a marca negativa colorada que não vence há sete jogos.

Mesmo assim, para o Inter o resultado acabou sendo um alívio, pois os gaúchos só empataram aos 54 minutos do segundo tempo, quando já estavam com um jogador a menos (o uruguaio Carlos De Pena foi expulso no começo dos acréscimos).

A noite começou sorridente para o Corinthians. O Inter dominava o jogo e, aos dez minutos, Maurício acertou um lindo tiro de fora da área. A bola explodiu na trave de Cássio. Três minutos depois, Fábio Santos lança, Renato Augusto domina dentro da área e chuta fraco, mas a bola desvia em Vitão e engana o goleiro Rochet: 0 x 1.

O Inter, porém, conseguiu empatar quatro minutos depois. Matheus Dias enfia boa bola para Pedro na ponta direita, que cruza rasteiro e forte, Cássio corta parcialmente, mas Bruno Henrique completa para dentro do gol: 1 x 1. O jogo seguiu equilibrado, mas o Colorado buscando muito mais o ataque. A virada quase chegou em um escanteio no final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Timão se defendia bem e, então, o Inter começou a colocar vários titulares para tentar conseguir o gol da vitória. Contudo, quando ameaçava uma pressão maior, o Corinthians foi contundente no contra-ataque. Yuri Alberto foi lançado em profundidade, invadiu a área e acabou derrubado por Jhonny. Pênalti que Fábio Santos cobra e acerta: 1 x 2, 41 do segundo tempo.

O Inter, então, promoveu o ingresso a campo de Enner Valencia, principal contratação do clube. Exposto e com a expulsão de De Pena, o Colorado não desistiu até que Valencia, na ponta direita, acertou cruzamento perfeito para Luiz Adriano cabecear bonito: 2 x 2, placar final. Depois do gol, o Corinthians ainda quase marcou de cabeça, após cobrança de escanteio.

Ao longo do jogo, o Inter ficou mais tempo com a bola (56% x 44%), foi superior nas finalizações (15 x 9) e houve equilíbrio nas conclusões certas (4 x 3).

Agora, o Inter, que precisa vencer o River por dois gols de diferença, na terça-feira, para se classificar no tempo normal na Libertadores (vitória por um gol leva para os pênaltis), é o 10º com 24 pontos, enquanto o Corinthians é o 14º com 20 pontos.

Em crise, Santos salva ponto no fim
Com um pênalti nos acréscimos, convertido pelo seu artilheiro Marcos Leonardo, o Santos empatou pelo placar de 1 x 1 com o Athletico Paranaense, na Vila Belmiro, sem público. O Furacão, que levou a campo um time reserva (na terça-feira precisa reverter vantagem de 3 x 1 do Bolívar pela Libertadores), começou vencendo a partida com gol de Pablo aos 30 minutos de jogo.

A necessidade de pontos e de vitória fez o Santos mudar de postura em relação aos últimos jogos. Mesmo sem criatividade, o time desta vez buscou muito mais o ataque, teve superioridade na posse de bola (64% x 36%), nas finalizações (8 x 3) e acertou uma bola a mais no alvo (3 x 2).

No entanto, o resultado não foi bom, ainda mais combinado com a vitória do Goiás. Neste domingo, o Santos vai precisar torcer contra o Bahia, que recebe o América na Itaipava Arena Fonte Nova. Caso os baianos vençam, o Santos entrará na zona de rebaixamento.

Partidas de domingo
No domingo, a rodada tem às 16 horas Vasco e Grêmio em São Januário, com transmissão apenas do Premiere para o Tocantins, e São Paulo e Atlético Mineiro, no Morumbi, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o estado. Na partida do Rio de Janeiro, existe a possibilidade de o Vasco, punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), poder contar com apoio de mulheres, crianças e pessoas com deficiência.

Às 18h30 serão realizadas três partidas. A mais importante é a do Cruzeiro, que recebe o líder Botafogo no Mineirão. O jogo terá transmissão da Sportv. Os outros dois jogos do horário são Bahia x América, na Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador, e Coritiba x Bragantino, no Couto Pereira, na capital paranaense. Ambos os jogos só serão transmitidos pelo Premiere.

Às 20 horas, também apenas com transmissão do Premiere, Cuiabá e Flamengo disputam os três pontos na Arena Pantanal, na capital mato-grossense.

Confira os melhores momentos das partidas de sábado, 5 de agosto:
Santos 1 x 1 Athletico Paranaense
Goiás 1 x 0 Fortaleza
Internacional 2 x 2 Corinthians
Fluminense 2 x 1 Palmeiras

Fotos: Marcelo Gonçalves/Fluminense e Assessoria Goiás

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News